“Creche do Idoso” será instalada em Ribeirão Pires

Ribeirão Pires ganhará, em breve, um local especial para cuidar dos idosos da cidade. Uma ação conjunta entre a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) e o prefeito Saulo Benevides (PMDB), trará a cidade o Centro Dia, também conhecido como “Creche do Idoso”, que será construído em parceria com o Governo Estadual. O anúncio foi feito na última segunda-feira, pelo secretário de Desenvolvimento Social,

Deputada Vanessa Damo, Rodrigo Garcia e Michelle Benevides firmam parceria para construção de equipamento

Rodrigo Garcia, após reunião realizada com a deputada na sede da Pasta da qual também participou a secretária de Promoção Social e primeira-dama Michelle Benevides, que representou o Chefe do Executivo.

O Centro Dia é um equipamento de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos, oferecendo alimentação, avaliação médica e atividades de lazer, cultura e entretenimento. A capacidade é de aproximadamente 50 idosos, com prioridade àqueles cujas famílias não tenham condições de dar atenção e cuidado durante o dia por conta de necessidades profissionais, de acordo com cadastramento feito pela Prefeitura, que também será responsável pelo custeio da equipe e da manutenção da unidade. Após a conclusão de estudo técnico e envio da documentação necessária pelo município, o governo do Estado destinará R$ 500 mil para a obra, que será um anexo do CRI (Centro de Referência do Idoso), localizado no Centro Alto.

“Fico muito feliz por ter conquistado o Centro Dia para Ribeirão Pires, um equipamento tão valoroso para os idosos e seus familiares. Muitas pessoas com idade avançada precisam de cuidados especiais, como horário certo para tomar medicamentos, mas ficam sozinhas em casa porque os familiares passam o dia fora, trabalhando ou estudando. Então, a Creche do Idoso será um local onde essas pessoas passarão o dia tendo atividades de lazer, atendimento de saúde e alimentação com cuidados nutricionais”, salientou Vanessa Damo. Mauá também receberá equipamento similar.

O Centro Dia para Idosos é parte do programa “São Paulo Amigo do Idoso”, lançado em 2012 pelo Governo do Estado. Ribeirão Pires que, de acordo com o Censo 2010 do IBGE conta com 12.504 pessoas maiores de 60 anos de um universo de 113.068 habitantes, será uma das primeiras cidades a receber o equipamento. o município possui 12.504 pessoas maiores de 60 anos. “O objetivo é desvincular a ideia de asilo, que muitas vezes é mal vista pelas pessoas, e criar um espaço onde os idosos possam passar o dia envolvidos em atividades criativas e estimulantes, sem perder o vínculo familiar e comunitário”, concluiu a secretária de Promoção Social, Michelle Benevides.

Compartilhe

Comente

Leia também