Coral dos Passos fará apresentação na Matriz neste domingo

No próximo domingo (17), após a missa das 19h, a Igreja Matriz São José receberá a apresentação do COPAS – Coral da Paróquia do Senhor dos Passos  e de Nossa Senhora das Dores, da cidade de  Santos-SP, em comemoração ao Centenário da Paróquia.

O coral, composto de 30 vozes aproximadamente, foi criado em 7 de dezembro de 1977 pelo então pároco , Pe. Javier Mateo Arana, destinado à participação nos ofícios litúrgicos e festividades da Paróquia, tornando-se um coral funcional dedicado à liturgia e à manutenção da tradição musical sacra.

Coral vem de Santos para comemorar o centenário da Igreja Matriz de Ribeirão Pires

Seu repertório polifônico erudito contempla todo o período da música coral, com ênfase para os compositores brasileiros, ou aqui radicados, desde o período colonial até o atual, destacando-se: Pe. José Maurício Nunes Garcia; Manoel Dias de Oliveira; José Maria Xavier; Manoel Dias de Oliveira; Luiz Álvares Pinto; (os compositores anônimos do período colonial); Henrique Oswald; Heitor Villa-Lobos; e os contemporâneos: José Antonio de Almeida Prado; Pe. Ney Brasil Pereira; Wilson Fonseca; Sergio Vasconcellos Corrêa; Irmã Míria Terezinha Kolling; Oswaldo Lacerda; Camargo Guarnieri; João Carlos Rocha; Gilberto Mendes, entre outros.

O COPAS em audição apresenta-se individualmente ou em encontros de corais em Santos e em outras cidades do Estado de São Paulo, e raramente em espaços que não sejam Templos Católicos. Ele é dirigido e regido por José A. Mesquita Leandro, nascido em Ribeirão Pires e filho do saudoso José Leandro, que participava dos corais litúrgicos da Paróquia. Para Leandro, é a realização de um sonho em apresentar-se na Paróquia onde recebeu os sacramentos de iniciação cristã e onde viveu sua infância e juventude.

Compartilhe