Controle das armas de fogo

Por Gazeta

O episódio da matança na igreja em Campinas no fim do ano passado é um claro sinal de alerta do que pode acontecer com o afrouxamento do controle das armas de fogo no Brasil. O grande argumento dos defensores da medida é a de que o cidadão tem direito a adquirir um arma para se defender. Se defender de quem? Do motorista que lhe deu uma fechada no trânsito? Do vizinho que deixa o carro diante da sua garagem? Do sujeito que olhou com malícia para sua mulher? Do valentão da rua que bateu no seu filho? Eu poderia citar aqui dezenas de situações em que um indivíduo armado pode tirar a vida de alguém um ser morto já que é bem provável que o outro também, possa estar armado.

Se você tiver uma arma e for um cidadão consciente e cauteloso, certamente irá guardá-la em casa em local seguro, de difícil acesso e desmuniciada, por que crianças e jovens tem uma atração quase magnética por armas, e você não vai querer ser causador de uma tragédia familiar com seu filho matando o irmão ou um coleguinha. Então qual a utilidade prática do armamento que não estará a mão no momento em que você ou alguém de sua família for surpreendido por bandidos armados na sua garagem ou já no interior da casa? Além disso teremos o agravante do criminoso pressioná-lo a entregar sua arma e munição, pois pode presumir que com o afrouxamento do controle você possua uma em casa e, tenha ou não, é mais um fator de risco e stress para as pessoas mantidas como reféns. O que percebemos ao rastrear armamentos nas mãos de criminosos é que a esmagadora maioria dessas armas foi produzida e vendida legalmente no país e perdida para a criminalidade, afirma Ivan Marques Presidente do Instituto Sou da Paz. A arma de fogo é algo extremamente perigoso e potencialmente letal, seja por acidentes no manejo, brincadeiras ou demonstração como já aconteceu comigo no passado.

O senhor Bolsonaro, seus Ministros e assessores estão na contramão da história, visto que países como os EUA que tem cultura armamentista desde o tempo da colonização já estão criando mecanismos para reduzir o número de armas em circulação. Torço para estar enganado, mas muito em breve o número de mortos e feridos causados por esta esdruxula e extemporânea liberação da venda de armamentos, irá aumentar de forma expressiva e o número de armas de qualidade na mão de bandidos desqualificados também.

Compartilhe

Comente

Leia também