Controle da Tuberculose atinge excelência no município

O Programa Municipal Tuberculose, de Ribeirão Pires, acaba de receber o prêmio “Qualidade nas ações de controle da Tuberculose em 2010”. Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa foi considerado bem organizado e eficiente. Em 2010, foram diagnosticados, até o momento, 30 pessoas portadoras da doença. No ano passado, os casos confirmados chegaram a 34. O intuito do Programa é diagnosticar a doença o mais rápido possível, para uma melhor prevenção.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa foi considerado bem organizado e eficiente

Tosse com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito são sintomas da doença. Nesse caso, a coordenação do Programa recomenda encaminhamento à Unidade Básica de Saúde mais próxima. A transmissão acontece de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a.

A vacina BCG, obrigatória para menores de 01 ano, pode prevenir contra as formas mais graves da doença. Sol e a ventilação também evitam a disseminação da bactéria. Vale lembrar que a doença tem cura, com um tratamento de seis meses que não pode ser interrompido.

Compartilhe

Comente

Leia também