Contrato permitirá ações de saneamento básico em Rio Grande da Serra

Na última quinta-feira (9), foi assinada pelo governador Alberto Goldman, a autorização para que a Secretaria de Saneamento e Energia celebre os contratos do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua) com 27 municípios, entre eles, Rio Grande da Serra. A cerimônia de autorização, realizada no Palácio dos Bandeirantes, foi precedida por um workshop cuja abertura foi feita pela secretária Dilma Pena.

A secretária Dilma Pena, Goldman e o coordenador do Programa Reágua, Carlos Velez

O Programa Reágua tem como principal objetivo apoiar ações de saneamento básico que contribuam para ampliação da disponibilidade hídrica no Estado de São Paulo e melhoria da qualidade das águas, por meio da implantação ou ampliação de sistemas públicos de tratamento de esgotos e ações operacionais complementares e integradas para despoluição de cursos d’água.

“Esse é o futuro, de você aproveitar o máximo possível de um bem que é um bem escasso. É caro você fazer uma captação. Hoje, por exemplo, nós estamos tratando de estudar captações bastante longe da cidade de São Paulo, da Região Metropolitana, que é um custo muito elevado para você trazer. E se você tem a possibilidade de reaproveitar a própria água, apenas evidentemente com o tratamento necessário, você pode utilizá-la. Evidentemente ela sai muito mais barata e (seu uso) muito mais racional”, disse o governador.

Entre as metas do programa estão a recuperação de 3 milhões de m3 de água anuais a partir de 2015, por meio do controle e redução de perdas e a implantação de sistemas de uso racional da água em 170 escolas públicas municipais, de sistemas de reúso de efluentes tratados, de 4.700 novas ligações de esgoto, 118 km de coletores tronco e interceptores e 17 estações de tratamento de esgotos.

Os empreendimentos de 27 municípios foram selecionados com base em avaliações de viabilidade técnica, econômico-financeira, ambiental e social. O cronograma de execução do Reágua é de cinco anos, de 2011 a 2015, com investimentos de R$ 164 milhões, dos quais 60% serão financiados pelo Bid e o restante de contrapartida do Estado de São Paulo

Compartilhe

Comente

Leia também