Consumo de álcool em áreas públicas pode ser proibido em Ribeirão Pires

Consumir bebida alcoólica em áreas públicas como praças, parques ou mesmo calçadas pode ser proibido em Ribeirão Pires. A iniciativa foi proposta pelos agentes de segurança pública em encontro realizado na última segunda-feira e visa diminuir os índices de violência na cidade, especialmente entre jovens que burlam a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores e consomem destilados livremente na região central.

Autoridades promovem discussão de combate à violência

Autoridades promovem discussão de combate à violência

O encontro contou com a participação do Delegado Titular de Ribeirão Pires, Evandro Augusto Vieira de Lima, da capitã da PM, Graziela Bazili, representantes das secretarias de Desenvolvimento, Assuntos Jurídicos, Segurança Pública e Comunicação da Prefeitura, membros da ACIARP e integrantes do Conselho Tutelar. O Ministério Público, apesar de não ter participado do evento, tem cobrado o Executivo Municipal quanto a ações efetivas de combate à violência.

Segundo a capitã Graziela, “o consumo exagerado de bebida alcoólica é um dos maiores problemas na região central da cidade”. A mandatária da Polícia Militar citou não ser raro, em abordagens policiais, adolescentes serem flagrados alcoolizados. Já o delegado destacou: “Nós fazemos nossa parte investigativa em parceria com os outros agentes de segurança, mas uma ação efetiva precisa ser feita para cortar o problema pela raiz”.

Marcelo Menato, presidente da ACIARP, ainda lembrou que parte da região central está mal iluminada, referência a partes da Vila do Doce e à Rua Padre Marcos Simoni, locais onde a incidência de reclamações de venda de entorpecentes, brigas ou acúmulo de embriagados são maiores. “Se o local for melhor iluminado fica mais fácil coibir esse tipo de comportamento”, disse.

Ao fim da discussão, foi proposta uma medida que proíba o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas, suspenda a venda de torres de Chopp na Vila e, em parceria inédita entre PM e GCM, sejam realizadas rondas com poder fiscalizador para aplicação de multa para quem descumprir a normativa.

A proposta será estudada pela Prefeitura e deverá ainda passar pelo crivo de audiências públicas e a confecção projeto de lei na Câmara.

Compartilhe

Comente

Leia também