Consórcio inicia o planejamento regional estratégico 2010/2020

O Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, e o Vice-Presidente e Prefeito de Diadema, Mário Reali, abriram oficialmente no último dia 5 o Planejamento Regional Estratégico (PRE) da autarquia pública para os próximos 10 anos: documento que vai estabelecer as diretrizes das ações a serem desenvolvidas pela entidade de 2011 a 2020.

Volpi conclamou as pessoas que vão participar do PRE a terem coragem de planejar o que deverá e poderá acontecer na próxima década, e pediu a participação e o envolvimento de todos. Afirmando que o prefeito Celso Daniel, de Santo André, foi um visionário, pois via além da política regional da época em que o Consórcio foi criado e por ele incentivado, Volpi pediu que os planejadores tenham o mesmo comportamento visionário de Celso Daniel. “Venham para este trabalho com pensamento regional”, ressaltou.

O vice-presidente do Consórcio, Mário Reali, destacou que a realidade hoje é diferente da vivida quando da elaboração do primeiro PRE, com o temor da região do ABC de se transformar em uma Detroit – referência à cidade dos Estados Unidos que era a sede da indústria automobilística e hoje é considerada uma cidade fantasma. “Hoje o nosso gargalo é a falta de projetos e nosso desafio é acompanhar o momento de crescimento, de investimentos públicos, com distribuição de renda e inclusão social”.

Desde o dia 6, os 25 Grupos de Trabalho do Consórcio iniciaram os debates, com a participação da equipe técnica do Consórcio e  da sociedade civil organizada. A moderação será feita pelo Sebrae, que prestará o trabalho para o Consórcio sem custos.

De acordo com a gerente do Sebrae no Grande ABC, Josephina Irene Cardelli, os gestores de cada município poderão indicar pessoas da sociedade civil que tenham entendimento pleno para estabelecer acesso aos assuntos que serão tratados. “Durante a execução dos trabalhos faremos plenárias para apresentar tudo que está sendo feito, e assim oferecer à sociedade a possibilidade de analisar, ratificar e acrescentar sugestões às ações”.

Josephina ressaltou ainda que projetar ações para o Grande ABC, assim como para qualquer região, é um grande desafio. “Nós somos parceiros do Consórcio, da Agência de Desenvolvimento e dos municípios”.

A Secretaria-Executiva do Consórcio, Dra. Eliana Bernardo da Silva, afirmou que o Planejamento Regional Estratégico deverá estar concluído dentro de dois a três meses. Acrescentou que muitas ações previstas no primeiro PRE poderão ser revistas, e pediu empenho de todos os GTs, para que tragam ações realistas, evitando que o planejamento se torne letra morta.

“Há 10 anos não se dava muita atenção para as questões relativas à Defesa Civil. Hoje, com as catástrofes que aconteceram no inicio do ano, temos que prever o que pode acontecer e ter conhecimento cientifico. Hoje, temas como inspeção veicular,  direitos do consumidor,  igualdade racial, mobilidade e trânsito fazem parte do nosso dia-a-dia e constarão do PRE”, afirmou o Presidente do Consórcio.

O lançamento do PRE foi realizado no auditório do Consórcio e contou com a presença também do prefeito de Mauá, Osvaldo Dias, e do Vice-Prefeito de São Caetano do Sul, Walter Figueira, além de secretários, técnicos das prefeituras e de representantes da sociedade civil organizada.

Compartilhe

Comente

Leia também