Consórcio ABC se reúne com Cetesb para articular política de resíduos sólidos regional

GT Resíduos Sólidos encaminhou pautas das sete cidades sobre a temática

Representantes do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniram na terça-feira (11/6), na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para tratar dos termos de compromissos firmados entre o Governo do Estado e com os setores da cadeia de logística reversa na região.

A reunião dá continuidade à visita da presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, ao Consórcio ABC, que ocorreu em maio. Durante o encontro na sede da agência do Governo do Estado, em São Paulo, o GT da entidade regional encaminhou pautas das sete cidades sobre a temática aos técnicos Lia Helena Demange e João Luiz Potenza.

Os municípios se colocaram à disposição da Cetesb para auxiliar na implementação das ações de logística reversa, por meio da fiscalização e da divulgação dos pontos de entrega, e também solicitaram apoio do Estado para o cumprimento das metas previstas.

A pauta da reunião também incluiu a gestão dos resíduos da construção civil. O GT apresentou os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos com o programa Operação Obra Limpa, enquanto os representantes do Cetesb falaram sobre os programas e experiências no âmbito estadual e de outros municípios e consórcios que podem ser replicados na região.

“Conforme definimos no encontro, os técnicos das sete cidades vão se reunir para formalizar a fiscalização dos pontos de entregas dos materiais para a logística reversa, assim como retomar no GT a discussão da padronização da gestão dos resíduos da construção civil”, afirmou a coordenadora do GT Resíduos Sólidos, Karin Silva.

Compartilhe

Comente

Leia também