Consórcio ABC conhece sistema de monitoramento inteligente que pode ser referência para região

Entidade regional planeja iniciar discussão para a viabilização de um centro voltado para reforçar segurança nas sete cidades

Os centros urbanos brasileiros seguem tendência internacional e têm implementado uma série de sistemas tecnológicos cada vez mais avançados, integrando câmeras de segurança e softwares. Com o objetivo de conhecer tecnologias que podem ser utilizadas em benefício das sete cidades, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou na segunda-feira (13) de uma visita técnica a uma central, instalada na cidade de São Paulo, que reúne sistemas de monitoramento disponíveis no país e no mundo.

Uma das iniciativas disponíveis é uma central de comando unificado, que faz a identificação prévia de situações de emergências. O sistema possui software que tem capacidade de verificar cada tipo de alarmes e alertas, seja de segurança, incêndio ou acidente de trânsito. A tecnologia ainda consegue tomar decisões pré-planejadas e determinar o envio de equipes de emergência apropriada para atuar em cada caso, como policiais, bombeiros ou agentes de tráfego.

A tecnologia, que utiliza softwares de reconhecimento facial na segurança pública, mostrou efetividade durante o Carnaval deste ano. No Rio de Janeiro, quatro pessoas foram presas por meio do escaneamento do rosto. Em Salvador, o sistema identificou na multidão um foragido que havia sido condenado por homicídio com arma de fogo.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, afirmou que o objetivo é apresentar a tecnologia aos secretários de Segurança dos sete municípios e sugerir projeto semelhante ao Grande ABC. “Vamos iniciar a discussão para um centro regional de monitoramento e segurança altamente tecnológico, com a possibilidade de ser totalmente integrado e com reconhecimento facial”, afirmou.

Compartilhe

Comente

Leia também