Conselho Municipal do Idoso discute propostas

Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Promoção Social e de Política Comunitária e Institucional, junto ao Conselho Municipal do Idoso, promoveu a Conferência Municipal do Idoso, no Centro de Referência do Idoso (CRI).

Membros do Conselho Municipal do Idoso discutiram propostas que poderão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos no município

Na ocasião, foram discutidas propostas que poderão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos no município, como por exemplo, a inclusão nas escolas e autoescolas, com aulas de sensibilização referente às dificuldades e deficiências dos idosos; a criação de vagas de emprego para os idosos através de projetos que incluam debates de sensibilização; e a criação e instauração da Coordenadoria de Defesa dos Direitos do Idoso – lotada inicialmente na Secretaria de Promoção Social.

Para o presidente do Conselho, Delmo Tartaro Filho, muita coisa precisa ser feita na questão da terceira idade. “Por isso nós queremos envolver todo o secretariado da cidade, o prefeito, o vice, o Chefe de Gabinete, e eles estão muito sensíveis ao problema do idoso, então, isso já é muito bom. O idoso sempre foi esquecido e nós vamos mudar esse panorama em Ribeirão Pires, pode ter certeza. O idoso vai fazer valer a estada dele aqui”, fala.

Ele ressalta que um ponto crítico na assistência dos idosos é a carência de lugares especializados para o cuidado com eles. “O que nos assusta é que, de acordo com o último Censo, são 85 mil idosos a mais no ABC. Se um deles precisar ser atendido de forma beneficente, não tem onde colocar. Por isso, o prefeito está sensibilizado, está nos ajudando para concluirmos a Creche do Idoso no Jardim Caçula. Lá vamos ter condições de atender até 50 pessoas e, logo em seguida, partimos para longa permanência para atender os idosos que estão acamados. (A carência) Não é um problema só de Ribeirão Pires, então, é hora de começarmos a levantar nossa bandeira e falar: o idoso está vivo”.

E o Conselho está se movimentando para reafirmar isso. A tenda que será inaugurada no Complexo Ayrton Senna no Festival do Chocolate amanhã, e após o término da festa servirá para brigar outros eventos, já está pré-agendada para uma ação especial. No dia 1º de outubro, em que se comemora o Dia Nacional da Terceira Idade, será realizada uma festa, das 8h às 17h, que contará com diversas atividades. Nesse dia, o Conselho pedirá que seja instituído o Dia Municipal do Idoso.

Para fortalecer as ações em prol dos idosos, o Conselho espera contar com o apoio da Associação dos Aposentados e Pensionistas do ABC. “Quem sabe em breve, teremos em Ribeirão Pires um braço da Associação, para o atendimento aos idosos no campo da saúde, do direito, e de uma série de outras coisas”, fala Delmo.

Representantes do órgão sindical estiveram presentes na Conferência. Para Amadeu Xavier da Silva, segundo tesoureiro do Sindicato, uma parceria seria de grande valia. “É fundamental que haja intercâmbio entre as sete cidades”, ressaltou.

Compartilhe

Comente

Leia também