CONSEA promove ações para benefício alimentar da cidade

Depois de mais de um ano desativado, o Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA), com a nova organização empossada em agosto, retorna ao trabalho com foco em dois grandes projetos. Na primeira reunião feita no mês passado, o conselho discutiu formas para se trazer ao município programas como o Banco de Alimentos e o Restaurante Popular.

Para a secretária executiva do CONSEA, qualidade da alimentação na cidade está progredindo

A secretária executiva do CONSEA, Maria Cleuza, explica que para a instalação de um restaurante popular, existem dois modelos a serem trabalhados. O primeiro por parte do Ministério do Desenvolvimento, onde o restaurante passa a ser de total responsabilidade do município (tanto estrutura quanto funcional). Já a segunda opção seria de iniciativa do Governo do Estado, onde o “Bom Prato” seria mantido por uma entidade assistencial. “Estamos verificando um local no centro alto para instalar o restaurante. Precisamos focar essa área da cidade para fomentar ações comerciais”, disse Maria Cleuza. A opção mais provável de ser incrementada no município será a de iniciativa do governo estadual.

Sobre a qualidade da alimentação na cidade, a secretária do conselho avalia que Ribeirão Pires está progredindo. “Hoje, a população está tomando consciência sobre a importância de uma alimentação diferenciada. A mídia tem focado a questão alimentar do brasileiro”.  Para ela, na medida em que se utiliza uma alimentação mais balanceada e nutritiva, resulta em uma ação eficaz na saúde, diminuindo índices de diabetes, colesterol e triglicéride. “Essas doenças é que vem causando grandes gastos na saúde”, completa.

A presidente do CONSEA, Mirian Aparecida Bernardino, diz que a aplicação do restaurante popular e do banco de alimentos é uma prioridade de trabalho, inclusive sustentada pelo prefeito. Ela explica que o banco de alimentos funciona buscando doações em mercados e feiras livres. O que for arrecadado o banco repassa para as entidades carentes ou para a merenda escolar. “Estamos com os projetos prontos e com áreas físicas para a instalação já previstas, agora vamos conversar com algumas secretarias para que o programa saia do papel, passado pela parte burocrática”, informa Miriam. A ideia é que até o ano que vem esses dois projetos estejam funcionado plenamente.

A fim de ampliar a qualidade de alimentação do munícipe, a presidente do órgão sugere que um trabalho de incentivo deve começar nas escolas, melhorando a qualidade das merendas. “Começando com as crianças fica mais fácil mover campanhas para conscientizar a população de que não precisa de mais dinheiro para se alimentar melhor. Uma refeição com o tradicional arroz e feijão e legumes já é muito bom. Acrescentando frutas e verduras melhor”, declara Miriam.

O CONSEA também está preocupado com a gastronomia da cidade e vai propor algumas ações para que o comércio também trabalhe para a segurança alimentar do cidadão.

Ribeirão Pires celebra mês da alimentação saudável

Para encerrar o mês da alimentação adequada e saudável, o CONSEA em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires realizará amanhã, dia 29, diversas atividades educativas e culturais gratuitamente. O evento será realizado das 10h às 16h, na Praça Central da cidade.

Orientações para manter alimentação saudável de acordo com a faixa etária de cada pessoa, aproveitamento integral dos alimentos, medição de pressão arterial e diabetes e dicas de receita serão algumas das atividades realizadas nas tendas que serão montadas no local. A programação inclui apresentações de dança indiana e da 3ª idade, ginástica rítmica, ioga e aula de ginástica.

“Unidos Contra a Fome” é o tema da campanha mundial de alimentação realizada esse ano. A celebração é promovida em diversos países pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Entre os objetivos da ação estão em concentrar esforços para acabar com a fome e estimular uma maior atenção à produção agrícola.

Compartilhe

Comente

Leia também