Conheça os diferentes tipos de tosas para animais de companhia

Os cães e gatos possuem diferentes tipos de texturas de pelagens, sendo que esta é umas das diferenças que caracterizam as raças. De acordo com seu país e região climática originária do globo, a pelagem pode variar em densidade, comprimento e coloração pois a pelagem protege o animal da umidade, temperatura fria ou quente, sujidades e até radiação solar.

No ambiente doméstico, a pelagem dos animais pode ser um incômodo uma vez que as condições climáticas podem ser contrárias às necessidades daquele animal. Outro problema que a pelagem pode trazer é a troca sazonal, que em caso de falta de escovação, torna-se perceptível a queda de pêlos pela casa ou formação de nós no caso de raças de pelagem longa, podendo causar alergias nos tutores em caso de queda pela casa e fungos no animal com nós, uma vez que a pele por baixo dos pelos enozados acumulam sujidades e umidade propiciando a proliferação de microorganismos.

O cuidado com a pelagem dos animais não é luxo, mas questão de saúde e higiene. Há doenças nutricionais, endócrinas e parasitárias que causam disfunções na pelagem caracterizadas por opacidade, queda contínua, falhas de pêlo (alopecia) e até lesões cutâneas. Então, a qualidade da pelagem do seu melhor amigo pode ser um indicativo sobre a saúde do seu animal.

Os animais de pelagem longa precisam de maiores cuidados em casa e no petshop pois seus pêlos crescem de forma contínua, podendo cobrir os olhos, local onde pode haver acúmulo de secreções, cobrir a região perianal e genital podendo propiciar acúmulo de sujidades tendenciando a infecções e ainda formar nós muito rentes à raiz se não for escovado com frequência tendenciando a proliferação de fungos, ácaros e bactérias na pele.

Para estes de pelagem longa, o ideal é que se faça um calendário da pelagem baseado nas estações do ano, hábitos da família e ambiente onde vive.

Criar um cronograma de cuidados como frequência de banho, tosa higiênica, corte de unhas, escovação com remoção dos sub-pêlos, hidratação e tosas corporais facilita os cuidados e garante a saúde do seu amigo e entes queridos tornando melhor e mais frequente a convivência e viabilizando melhor conforto, inclusive térmico para o animal.

No petshop, os profissionais oferecem diferentes tipos de tosas e serviços adaptados para cada raça, tipo de pelagem, necessidade do tutor e comportamento do animal. Usamos lâminas de diferentes alturas, adaptadores sem lâmina, tesouras de diferentes tipos e afiações e escovas com lâminas tornando o serviço de tosa um procedimento bastante minucioso, delicado e trabalhoso sendo necessário bastante habilidade da equipe, ambiente adaptado para o serviço, experiência e paciência do tosador.

No Banho&Tosa Vila Aurora (1193114545 agendamento via whatsapp) oferecemos diversos serviços extras que auxiliam os tutores na manutenção da pelagem do seu animal.

  • Remoção de Sub-Pêlos:

Serviço destinado a cães e gatos com pelagem dupla ou densa podendo ser longa ou curta. Escovamos o animal com pentes de lâmina tanto no sentido contrário quanto no sentido de crescimento do pêlo removendo o volume extra da pelagem, nós e arrancando aqueles pêlos já soltos ou com a raiz frouxa, evitando que estes pêlos já em fim de ciclo caiam pela casa ou pelo sofá, mantendo também o animal limpo por mais tempo mesmo sem ter necessidade de tomar banho.

  • Tosa Higiênica:

Esta modalidade é indicada apenas para animais de pelagem longa de crescimento contínuo. Fazemos a tosa dos pêlos da face na região do canto dos olhos, sobre o focinho e em torno da boca, podendo ser com a máquina de tosa e lâmina ou apenas com pente e tesoura dependendo do estilo da tosa do animal, raça e preferência do tutor.

Na tosa higiênica está inclusa também a tosa na barriga, importante para os machos que podem sujar a região com urina e tosa na região perianal e genital, importante para fêmeas onde as fezes podem entrar em contato com a região genital propiciando o desenvolvimento de infecções.

  • Tosa das Patas:

Em nosso estabelecimento (Banho&Tosa Vila Aurora – higiene e bem estar animal) a tosa das patas está inclusa no Serviço Premium, banho com serviços extras destinados a animais de pelagem longa onde fazemos também hidratação, remoção de nós, cauterização e escovação deionizante mudando a estrutura da pelagem a tornando mais sedosa.

As patas podem ser tosadas apenas na sola evitando contato com umidade e sujeira (vulgarmente conhecida como botinha) ou podem ainda ser tosada até a região dos dedos tornando estes aparentes e os pêlos das patinhas não entram em contato de forma alguma com o chão (vulgarmente conhecida como patas de poodle ou dedos expostos).

  • Tosa Total:

É a tosa corporal feita com a lâmina baixa. Indicada para animais que possuem muitos nós por falta de cuidados, alérgicos ou em tratamento de dermatite, e animais que não aceitam tratamento como escovação. Ela é feita por igual em todo o corpo com a lâmina 7F, podendo variar o estilo no rostinho, orelhas e patas que podem ser feitos com adaptador, pente e tesoura.

Esta é o serviço mais econômico, dependendo da saúde de animal, entre 4 a 6 meses a pelagem já está em época de tosa novamente e é indicada para animais pouco acostumando com a ida ao petshop oferecendo menores riscos de acidentes com a lâmina e não há acabamento trabalhando na tesoura. 

Tosa pode ser feita em gatos porém deve-se preservar face, bigodes e cauda para garantir a estética, conforto e autoconfiança do animal.

  • Tosa Outono/Inverno:

Similar a tosa total porém realizada com lâmina mais alta (4f). Necessário acabamento com tesoura, tornando o serviço um pouco mais trabalhoso e oferecendo risco a animal arredios e agitados. Este serviço está em promoção na estação, e é uma ótima pedida para tutores habituados a banhar seus animais em casa.

Tosa fica ótima em felinos, sendo a eleita entre tutores de Persas, Angorás, Ragdoll e Maine Coons. Deve-se preservar a cauda e bigodes para garantir a orientação espacial e conforto do animal pós tosa.

  • Tosa Bebê:

Sucesso entre tutores de Shihtzus, Yorkshires, Lhasa Apso, Maltês e similares. Feita com adaptador sem lâmina e finalizada totalmente com tesoura, nesta tosa o animal fica redondinho similar a um ursinho de pelúcia podendo variar o estilo desde o americano reto com channel na face ao estilo japonês com orelhas super longas e focinho arredondado. 

Pode ser feita em gatos sendo um processo trabalhoso tanto em cães quanto em gatos sendo necessário condicionamento do animal para a realização do serviço a fim de evitar acidentes com a tesoura. As pernas não são mantidas longas, sendo feita do mesmo comprimento do corpo e o animal fica parecido com um filhote com a pelagem fofa e com comprimento médio de 2 dedos em todo o corpo.

  • Tosa Alta:

A tosa alta pode ser feita no adaptador ou totalmente na tesoura variando de acordo com o estilo da raça ou preferência do tutor. Necessário condicionamento total do animal, que deve estar habituado com procedimento de banho e tosa para tornar o serviço tranquilo e sem riscos de ferimentos com a tesoura. 

Maior investimento e serviço mais demorado, a pelagem deve estar impecável e livre de nós. As pernas são mantidas longas porém as patas podem ser tosadas no estilo botinha ou dedos expostos. A cabeça e orelhas também podem variar de acordo com o gosto do tutor e habilidade do tosador, onde este geralmente ressalta as qualidades particulares de cada pet e disfarça as características que saem dos padrões da raça.

Agende seu horário de tosa conosco. Oferecemos serviços também para coelhos e pequenos roedores. Consulte valores e promoções via whatsapp (11)953114545.

Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora



Compartilhe

Comente

Leia também