Conheça as diferenças entre a Febre Chikunguya e a Dengue

Febre Chikunguya

Você sabia que a febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue?  Febre Chikunguya é uma doença causada pelo vírus chikv, da família togaviridae, seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado e pelo mosquito Aedes Albopictus.

 

O ciclo de transmissão ocorre quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana, após este período, transforma-se em mosquitos.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações, o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Uma vez que o individuo é picado, demora de dois dias a duas semanas para a febre chikunguya se manifestar, durando entre cinco a seis dias.

Até o momento não foram registrado casos da Febre Chikunguya no município de Ribeirão Pires, informações coletadas até o dia 13 de fevereiro de 2015.

 

Dengue

Dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um arborvírus e transmitida pela picada do Aedes Aegypti, um mosquito menor que os mosquitos comuns, são pretos com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas, suas asas são translúcidas e o ruído que produz é praticamente inaudível ao ser humano.

As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. O mosquito se reproduz em lugares que contenham água parada e limpa, em uma transformação de uma semana entre o ciclo de ovo, larva e mosquito.

???????????????????????????????

Em 2015, até o momento foram notificados 13 casos de dengue, sendo cinco casos de residentes em Ribeirão Pires e oito residentes em outras cidades. São quatro resultados negativos e apenas um caso positivo. Os focos foram identificados em sete locais diferentes, sendo um no cemitério e no pátio dos veículos apreendidos, um em uma borracharia e no ferro velho, três em residências diferentes.

“Estamos empenhados em acompanhar cada caso, realizando o trabalho preventivo para evitar com que nossa cidade tenha problemas com a Febre Chikunguya e com a Dengue, já que nossa cidade é cercada pela mata atlântica, o que favorece a proliferação dos mosquitos e exige com que estejamos sempre atentos. Felizmente temos uma população consciente que tem feito sua parte”, aponta o prefeito Saulo Benevides.

Compartilhe

Comente

Leia também