Confira alguns sinais que podem indicar refluxo gástrico em bebês

Náuseas, vômitos, má aceitação alimentar, choro excessivo e pouco ganho de peso durante o primeiro ano de vida de bebês podem ser sinais da Doença do Refluxo Gastroesofágico, quadro de regurgitação provocado a partir do retorno normal do suco gástrico para o esôfago.

Segundo Maria Teresa Torgi, diretora clínica e chefe da Pediatria do Hospital Estadual do Mandaqui, da Secretaria de Estado da Saúde, sintomas respiratórios como chiado no peito, tosse crônica (especialmente noturna), rouquidão, asma brônquica de complicado controle, broncopneumonia e até crises repetidas de laringite são sinais da presença da Doença do Refluxo Gastroesofágico.

“Manter o bebê em posição vertical após as mamadas por trinta minutos e determinar um espaço de tempo menor entre as refeições auxiliam no alívio das regurgitações”, recomenda a médica. De acordo com a especialista, a Doença do Refluxo Gástrico geralmente persiste até o segundo ano de idade, mas há casos que ela se mantém de forma crônica por toda a infância e adolescência.

Além da avaliação dos sinais e dos sintomas clínicos, o diagnóstico da doença pode ser realizado por meio de radiografia contrastada de esôfago, estômago e duodeno, de cintilografia gastroesofágica com ou sem pesquisa de aspiração pulmonar, de vídeo deglutograma ou de pH metria esofágica.

Compartilhe

Comente

Leia também