Condicionamento animal no petshop: treinamento contribui para redução do stress

O condicionamento animal é uma técnica antiga, muito usada em animais de trabalho como bois de carga, cavalos de tração e competição, cães farejadores, cães guia entre outros exemplos. Com a mudança do homem do campo para as cidades ou com o avanço dos estudos sobre bem estar e tecnificação do campo, entraram em desuso algumas dessas habilidades dos animais e alguns perderam sua função.

Hoje temos como realidade animais de pequeno ou grande porte dentro de nossos lares, e é uma verdade que serviços prestados a estes animais evoluíram muito. Os profissionais do setor pensam não apenas no lucro e satisfação do cliente, mas também na segurança dos funcionários que realizam os procedimentos como no bem estar destes animais durante sua permanência no estabelecimento e durante o serviço.

Apresentarei a vocês a técnica de condicionamento de animais aplicada no ambiente clínico e petshop.

A Técnica consiste em habituar o animal a algum procedimento, serviço ou função, por meio de reforço positivo ou negativo e punições também positivas e negativas.

O reforço positivo deve ser feito quando coisas boas acontecem, ou seja quando o animal entende o que foi pedido e colabora. Pode ser oferecido petisco ou afago aumentando a motivação do cão para fazer o exercício ou comando solicitado.

O reforço negativo deve ser feito quando coisas boas param de acontecer, logo, diminuímos a motivação do cão para fazer o exercício ou comando solicitado não oferecendo petiscos, afago, similar ao ato de ignorar o animal.

A punição positiva é quando coisas ruins acontecem. Deve-se aumentar a motivação do cão em interromper o comportamento indesejado, chamando sua atenção e usando palavras de ordem como “não” e “fica” por exemplo. Se o animal atender ao pedido, deve-se fazer punição negativa que é o mesmo que reforço positivo.

Os cães aprendem por associação, habituá-los aos procedimentos é uma ferramenta para garantir o bem estar destes tanto no banho&tosa durante uma tosa mais elaborada por exemplo, ou para cães que fazem longos tratamentos na clínica veterinária onde será necessário realização de exames com frequência, doação de sangue ou limpeza de feridas a longo prazo.

Em casa pode ser feita a técnica de condicionamento para evitar urina em locais inapropriados ou fuçar o lixo por exemplo. Caso tenha dificuldade em realizar o processo com seu cão, busque um profissional adestrador, ele poderá aplicar a técnica e ensiná-lo como fazer da melhor forma.

Em meu petshop (Banho&Tosa Vila Aurora, higiene e bem estar animal) focamos neste tipo de serviço para garantia do conforto do animal na hora do banho. Importante salientar que mesmo em outros pets, é de extrema importância o animal reconhecer o ambiente e equipe. Ter um petshop de confiança e ir sempre no mesmo local ajuda o animal a se sentir seguro garantindo seu bem estar. Entre em contato conosco para saber como funciona o processo de condicionamento e os valores cobrados para os procedimentos.

Quem ama garante o bem estar!!!

Envie suas dúvidas e sugestões.

Lia Silva – é estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

Compartilhe

Comente

Leia também