Comprar papagaio legalmente – Qual é a forma correta?

Encantadores e cheios de personalidade, os papagaios aves muito divertidas. Com penas de cores diversas, formam um lindo composê de tons em sua aparência. Além disto, cada espécie é única e as aves sempre tem aspectos distintos, fazendo com que a ideia de comprar papagaio seja bastante atrativa.

Sendo assim, eles aparecem como um dos animais exóticos mais contrabandeados. Para muitos, comprar papagaio é uma maneira de alegrar a casa, além de ter um pet bastante versátil, o que infelizmente na maioria dos casos é feita de forma ilegal.

Por que os papagaios sofrem tanto com o tráfico?

A região central do Brasil é a mais atingida com a retirada destas aves do seu habitat natural. Segundo o CRAS-MS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Mato Grosso do Sul), até 1988 foram apreendidos 6500 filhotes, onde o contrabando ultrapassou mais de três vezes o que eles conseguiram recuperar. Já em 2008, a estatística do IBAMA apontou que 1197 papagaios foram salvos do comércio ilegal.

A baixa dos índices comprovam que eles estão cada vez mais sofrendo com o tráfico de animais silvestres, chamando a atenção de ambientalistas e autoridades responsáveis no assunto. Mais vulneráveis por seu jeito dócil, a retirada dos ovos e filhotes da fauna aumenta a estatística de vendas ilícitas e a possibilidade de que os papagaios entrem em extinção brevemente.

E por que eles fazem tanto sucesso? Além de toda a beleza, os papagaios podem imitar os sons que aprendem, chegando a ter o nível de fala de uma criança de 5 anos. E uma curiosidade: o som dos papagaios é simplesmente a reprodução daquilo que ele ouviu em um tom de voz mais alto. Além disto, eles tendem a olhar na direção da pessoa a qual está imitando, o que é um charme a mais desta ave.

O voo é outra atração deles: são capazes de voar pelo ambiente até cansarem, retornando ao chão assim que sentirem necessidade de repousar.  E não importa onde estejam: se eles entram na água, conseguem nadar batendo as suas asas.

Como comprar papagaio legalmente?

A legislação brasileira permite que existam criadouros comerciais e conservacionistas em nosso país. Estes criadouros muitas vezes recebem animais resgatados por órgãos ambientais, uma vez que na maioria dos casos estes bichos não conseguem mais viver em liberdade.

A reprodução destas espécies em criadouros autorizados, promove a conservação de muitos animais, além de propiciar a possibilidade da população poder adquirir um animal silvestre, sem ter sido retirado da natureza, sem sofrimento. Estes filhotes, que nascem em criadouros, não são capazes de viverem soltos no seu habitat natural, mas são a melhor opção para a aquisição de compradores particulares e lojas.

Além disso, estes filhotes estão saudáveis, não sofrem os males do tráfico ilegal e são tratados com os melhores produtos, infraestrutura e alimentos, diferentes dos animais que são comercializados no mercado negro.

Para não fazer parte deste número de pessoas que adquirem os papagaios ilegalmente, siga algumas instruções para comprar papagaio de maneira totalmente regularizada:

  • Certifique-se de que a nota fiscal contenha todos os dados da loja ou criadouro, inclusive o CNPJ;
  • O Certificado de Registro do animal também é de grande importância, pois ele é expedido pelos órgãos competentes e comprovam a legalidade da venda e, obviamente, da compra;
  • Todo papagaio que tem a sua comercialização dentro da lei possui uma anilha fechada em uma das patas ou um microchip embaixo da pele. Atente-se a este detalhe;
  • Para ter a certeza da idoneidade do local onde irá comprar o papagaio, consulte a Linha Verde do IBAMA, no 0800-618080. O site da instituição também é uma boa fonte de informações.

 

(fonte: blog petz)

Compartilhe

Comente

Leia também