Como descartar corretamente seus objetos?

As pessoas que estão habituadas a separar o lixo para a coleta seletiva, muitas vezes têm dúvidas sobre como descartar objetos fora de uso como, por exemplo, móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Faça o descarte ecológico, a natureza agradece

O descarte correto dos objetos fora de uso é de extrema importância para um meio ambiente mais saudável. Para que não haja nenhuma dúvida, as políticas nacionais, estaduais e municipais de resíduos sólidos estabelecem que móveis, colchões e eletrodomésticos, devem receber destinação final adequada, de forma a não provocar danos danos ou impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.

Para preservar e cuidar de um futuro melhor, procure fazer o chamado “descarte ecológico”. Existem algumas opções, como fazer doações a entidades, utilizar o cata-bagulhos, entrar em contato com empresas especializadas ou ainda utilizar os préstimos de sua companhia de seguro residencial, já que boa parte já conta com serviço incluso para retirar móveis e eletrodomésticos da casa de seus clientes sem custo adicionam e os encaminham para o descarte correto.

Para aqueles que optarem pelo cata-bagulho, na cidade de Ribeirão Pires o órgão responsável é o SEPHAMA (Secretária de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Saneamento Básico). No ano passado, por exemplo, entre janeiro e maio foram recolhidas aproximadamente 800 toneladas de entulho através da Operação Cata Bagulho e cerca de 450 toneladas de mato que foram encaminhados ao aterro sanitário da Lara, em Mauá.

Essa é uma operação da Prefeitura que visa o recolhimento de objetos em desuso da população. O cata-bagulho recolhe móveis e eletrodomésticos usados, restos de madeiras, pneus, entre outros objetos sem utilidade. A ação tem o objetivo de evitar a formação de focos de dengue e entupimento de bueiros, bem como deixar as ruas mais limpas.

Outros preferem as empresas especializadas, para saber como funciona esse tipo de serviço o Jornal Mais Noticias contatou a Ecoassist Serviços Sustentáveis, “a criação da empresa vem da necessidade das pessoas. Oferecemos o serviço de descarte ecológico para os clientes vamos até a local recolhemos o produto, que descaracteriza e envia para a indústria recicladora (sofás velhos, colchões, armários, móveis em geral, equipamentos eletrônicos, geladeiras, fogões, tecidos e materiais ferrosos, exceto produtos orgânicos)”, explica a assessora de imprensa Silvana Destro.

Ao ser questionada sobre as regiões que mais utilizam o serviço a assessora revela que “a capital paulista sem dúvida é que utiliza mais o serviço de descarte ecológico”. A Ecoassist faz por dia de dez a quinze operações, recolhendo mais de 150 toneladas de materiais que são 100% destinados a reciclagem. Para realizar esses processos a empresa é parceira de diversas seguradoras: “o acordo mantido entre a Ecoassist e as seguradoras (Itaú Seguros, Allianz e ACE) é essencial para nosso trabalho. As seguradoras incluem os serviços de descarte ecológico em seus pacotes de benefícios aos seus segurados, isso sem dúvida faz com que a demanda aumente consideravelmente”, esclarece Silvana Destro.

As opções são várias, não deixe para amanhã faça a melhor hoje e escolha por um futuro melhor.

Informações: Entre em contato com a SEPHAMA pelo telefone (11) 4824 4156, para tirar dúvidas sobre a Ecoassist, entre em contato pelo telefone (11) 3931-1707 ou pelo site www.ecoassist.com.br.

Compartilhe

Comente

Leia também