Comércio de Ribeirão Pires aprova Sistema de Monitoramento da Prefeitura

Ontem (13), a ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), levou um grupo de empresários filiados à Base da Guarda Municipal, no Centro de Ribeirão Pires, para conhecer o funcionamento das 36 câmeras integrantes do recém-inaugurado Sistema de Monitoramento da cidade.

Comerciantes, autoridades e membros da ACIARP estiveram presente

Comerciantes, autoridades e membros da ACIARP estiveram presente

Durante a vista, os visitantes apoiaram a ação implantada pela Prefeitura, e apresentaram ideias para melhorar ainda mais o monitoramento, entre elas o acesso às câmeras por links que seriam disponibilizados pela Guarda Municipal, como já acontece em outras cidades que dispõem do sistema. Também houve a disposição de uma doação de mais equipamentos para melhorar o sistema.

Marcelo Menato, presidente da ACIARP, destaca a importância da instalação das câmeras no município. “O monitoramento vai ajudar na prevenção de assaltos e atos de vandalismo nos comércios de Ribeirão. Além disso, teremos as filmagens que podem ser usadas como provas quando houver qualquer problema”.

Para o lojista Henrique Sassaki, a instalação das câmeras é o primeiro passo para tornar a cidade mais segura tanto para o comerciante quanto para o cidadão. “A sensação de segurança deixa as pessoas mais tranquilas para fazer suas compras”, explicou o lojista.

Já o comerciante do Terminal Rodoviário, Redir Santos, reforça a importância da instalação de uma câmera de segurança dentro do Terminal: “no horário das 18h, quando há maior volume de pessoas, e aos finais de semana durante a noite, é quando acontecem as principais ocorrências criminosas. E, agora com as câmeras, é o começo de uma mudança nessa situação”.

Para a vendedora Cláudia Félix, as câmeras são boas para a prevenção, mas é preciso mais: “Para ter uma eficácia boa, além das câmeras é preciso ter mais policiamento nas ruas de dia e de noite”, afirmou Cláudia.

A ACIARP sugeriu a confecção de um selo a ser instalado nas fachadas dos comércios, para inibir a ação de assaltantes mostrando que o estabelecimento está sendo monitorado. O monitoramento, que já se encontra em operação em pontos estratégicos das quatro pontas da cidade, estará 100% operante até amanhã (15), de acordo com a Prefeitura.

População elogia, mas quer resultados

A equipe de reportagem do Mais Notícias esteve nas ruas de Ribeirão Pires para escutar algumas opiniões sobre o monitoramento. Parte da população ouvida destacou a importância da instalação das câmeras, relatando incidentes que poderiam ser evitados caso elas já estivessem em funcionamento há algum tempo. “Deveria ter câmeras também na parte de dentro da Rodoviária. Eu mesmo já fui assaltada duas vezes aqui”, explicou a moradora do Sítio do Francês, Eliana Gabelon.

Segundo o morador Claudio Soares, do Parque Aliança, o projeto de monitoramento não pode ser esquecido depois de certo tempo, “de nada adianta instalar várias câmeras na cidade sem monitoramento constante. Não deve funcionar só por ser ano de eleição e depois, quando acabar esse período, esquecê-las. É preciso um monitoramento rigoroso e colocar mais policiamento nas ruas”.

Para a moradora do Jardim dos Eucaliptos, Alessandra Carlos, a instalação de câmeras não deve ficar só nas principais vias, mas sim deve estar em toda a cidade. “Tem que ter monitoramento também nos bairros mais afastados. Só assim, teremos segurança total”.

Como Funciona o Sistema de Monitoramento

O Sistema de Monitoramento de Ribeirão Pires já está em funcionamento. As câmeras permitem que o local possa ser visto em 360° e até 200 metros nitidamente, permitindo uma melhor qualidade de vida para os moradores da cidade.

Além das câmeras de monitoramento 24h, uma equipe será treinada para o uso correto dos equipamentos. Com o monitoramento é possível ter uma visão ampla durante o dia e durante a noite.

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também