Coletores de lixo da Região do ABC entraram em greve

No último domingo dia (22) os coletores de lixo da região do ABC entraram em greve e estenderam para todo o Estado de São Paulo. A paralização reivindica reposição salarial para os trabalhadores, o movimento é encabeçado pelo Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Conservação de Áreas Verdes Públicas e Privadas de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires), a parada já foi aprovada 100% dos trabalhadores.

Prefeitura realiza operação especial para coleta de lixo até o fim da greve

Prefeitura realiza operação especial para coleta de lixo até o fim da greve

Cerca 30 mil coletores distribuídos em 130 cidades continuam em greve, o sindicato que representa os garis afirmou que das sete cidades do ABC, apenas São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra não aderiram à greve.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires informou que, por conta da greve se estender, a cidade já iniciou uma ação paliativa para amenizar os danos acarretados pela paralisação, disponibilizando seis caminhões para a coleta diariamente, das 8h às 18h, até sexta-feira, apenas nas principais avenidas. São 02 caminhões da Defesa Civil, 02 da Secretaria de Meio Ambiente, 01 da Secretaria de Infraestrutura e 01 da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista. Assim sendo, os caminhões e funcionários estão escalados para cobrir os bairros de toda cidade.

A Prefeitura solicita que os moradores procurem reduzir a quantidade de lixo descartado, separando materiais recicláveis do lixo comum. O material reciclado, após devidamente higienizado, pode ser armazenado por mais tempo e retirado posteriormente pela Cooperpires em parceria com a Prefeitura. Com a devida separação, o lixo comum perde volume.

Compartilhe

Comente

Leia também