CIO em gatas e controle populacional: entenda importância da castração

Os felinos são animais precoces, tem alta taxa de prolificidade, ninhadas numerosas e podem emprenhar até 3 vezes em uma mesma estação reprodutiva, tornando seu controle populacional bastante difícil e preocupante, sendo de extrema importância a conscientização dos tutores sobre a importância da castração inclusive de machos.

Gatas são poliéstricas estacionais de dias longos, tendo cios consecutivos na estação reprodutiva (primavera e verão principalmente), tendo seu ciclo pouco afetado pela luminosidade na região tropical do planeta podendo ciclar o durante o ano todo. 

O ciclo estral de uma gata pode variar de 14 a 21 dias sendo dependente do ato da cópula para ovular. Sua gestação dura 63 dias (2 meses) podendo dar a luz em média de 3 a 7 filhotes em cada ninhada. Uma gata pode entrar na puberdade a partir dos 4 meses, em média por volta dos 8 meses de idade dependendo da raça e pelagem, sendo  as gatas de pelagem curta mais precoces.

Levando em conta que uma gata de pelagem curta atinja seu pico de fertilidade a cada 21 dias e sua gestação levaria 63 dias, esta pode gerar em 1 ano até 21 filhotes se emprenhar com sucesso em todos os ciclos. 

Se levarmos em consideração uma média de 50% dos nascimentos sejam fêmeas (10 filhotes fêmeas no exemplo) e que estas em 4 meses podem começar a ciclar e estarem aptas para acasalamento em contato com macho, no mesmo ano as filhas desta gata podem dar a luz a primeira ninhada e a gata do exemplo torna-se “avó” no mesmo ano em que emprenhou pela primeira vez. 

Se todas as 10 filhas do exemplo emprenharem, perderemos as contas de quantos filhotes esta avó pode gerar dentro de um mesmo ano fértil tornando preocupante o controle populacional uma vez que temos grande população de animais errantes, sem dono ou com acesso à rua. 

Os gatos machos podem acasalar e emprenhar diversas fêmeas da vizinhança em um mesmo dia, tornando seu poder de fertilização muito maior se comparado a uma única fêmea.

A castração é indicada tanto para fêmeas quanto para machos para controle populacional e controle comportamental reduzindo fugas, brigas e atropelamentos por exemplo. A castração tem papel importante na prevenção à contaminação por doenças virais (FIV, FeLV, PIF, etc) muito comum na população de gatos, aumentando a taxa de disseminação dessas doenças no ato da cópula ou no caso de brigas entre machos na presença de uma fêmea no CIO.

As injeções e comprimidos anticoncepcionais NÃO são indicadas devido ao aumento brusco e não fisiológica da concentração hormonal propiciando em 90% dos casos o desenvolvimento de tumores mamários e infecção uterina (piometra) mesmo se usado apenas 1 vez na vida. 

O procedimento de castração é bastante rápido, pouco invasivo em machos e de rápida recuperação em ambos os sexos. Dependendo da técnica, a fêmea tem um único ponto de sutura sendo necessário apenas uso de anti-inflamatórios e antibióticos no pós operatório uma  vez que o animal permanecerá de roupa cirúrgica e colar elizabetano (cone) para evitar lambedura dos pontos e inflamação.

Hoje é possível em nosso município agendar castração eletiva para cães e gatos machos e fêmeas no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ)  sem custo. Basta telefonar para 4824-3748 em horário comercial, fornecer seus dados (nome, endereço, RG e CPF) e agendar o procedimento para animais sadios nos dias de campanha. 

Para animais idosos, muito jovens ou com disfunções cardíacas, neurológicas, hepáticas ou renais, ideal que o tutor faça exames de sangue e cardíaco pré-operatório para que o médico veterinário posso escolher a melhor anestesia de acordo com o estado de saúde do seu animal.

Quem ama não dá anticoncepcional, quem ama previne com castração!

Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

 

Compartilhe

Comente

Leia também