CineMaterna: diversão para toda a família

Ser mãe é algo muito complexo e sem dúvida bem trabalhoso, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. Existe a adaptação que leva tempo, isso acaba levando a mudança de rotina, por exemplo, ir ao mercado, sair para jantar ou até mesmo ir ao cinema se torna uma tarefa difícil.

Sessões são preparadas especialmente para mães com filhos pequenos

Pensando nas dificuldades de executar simples tarefas, um grupo de discussão ativo pela Internet ressaltou o tema cinema. Após algumas mães revelarem que sentiam falta de ir ao local, dez delas se organizam e foram a uma sessão. O sucesso foi grande, e logo foram formados grupos de encontros semanais. Diante disso, nasceu oficialmente em agosto de 2008 o CineMaterna.

Para organizar as sessões, o ambiente é modificado, com as salas preparadas para acolher bebês de até 18 meses, tendo ao alcance trocadores de fraldas, ar condicionado suave com a temperatura sempre amena, o ambiente levemente iluminado e o som reproduzindo é sempre mais baixo e, na primeira fila, um tapete especial para as crianças brincarem e se distraírem.

“Para que tudo seja feito, temos uma equipe de dez pessoas nos bastidores, cuidando do site, programação de filmes, mídias sociais, comercial, imprensa e eventos. E mais 150 voluntárias, que são mães, preparando a sala de cinema e recepcionando as mães nos cinemas”, explica a fundadora Irene Nagashima.

Os filmes exibidos em geral são de temática adulta, portanto, o entretenimento é para mães e pais, mas em ambiente especialmente preparado para os bebês tornando-se um programa familiar. “Outro fator que foi pensado, é o horário da exibição das sessões, todo início de tarde, e durante a semana. Em algumas cidades, temos uma sessão mensal aos sábados, para as famílias cujas mães já voltaram a trabalhar”, pontua fundadora.

A ONG utiliza também da participação ativa das mães, “para a escolha do filme, uma semana antes da sessão é feito uma votação pelo site. Os filmes em enquête estão em cartaz no cinema e excluem filmes de terror e com excesso de violência”, explica fundadora.

 A região do ABC Paulista também irá receber o CineMaterna, “O lançamento no Cinemark do Parque Shopping São Caetano, será em 26 de fevereiro. A sessão será gratuita para mães com bebês de até 18 meses. A família e amigos são bem-vindos, a única recomendação é o limite de idade da criança, já que se trata de filme com conteúdo adulto”, fundadora.

A ONG atua em todo o país “abrangemos 50 cinemas em 23 cidades, em todas as regiões do país. No estado de São Paulo, além da capital, estamos no ABC Paulista, Santos, Alphaville, Granja Viana, Campinas e Ribeirão Preto”, diz fundadora.

Para participar acesse o site www.cinematerna.org.br, após o cadastro feito à programação será recebida por e-mail, e também será possível votar no site filmes para entrar em cartaz.

Compartilhe

Comente

Leia também