Cineasta ambientalista prepara novo trabalho

Ricardo Bruini, conhecido por produzir dois documentários sobre o meio ambiente (“Consumo: qual o limite?” e “Ciclus”, lançados em DVD), prepara um novo trabalho sobre a Mata Atlântica. O projeto para esse filme seria anterior aos outros produtos, “mas como a logística de produção era muito mais complexa, acabou ficando engavetado durante esse tempo”, explica Bruini.

A Mata Atlântica é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta, e tem como área original cerca de 15% do território nacional, englobando 17 Estados brasileiros

O filme “Mata Atlântica: do Pau-Brasil às cidades” é um documentário que deverá mostrar, por meio de imagens impactantes e de fotografia com qualidade de produções internacionais, a situação dramática na qual se encontra a floresta. A produção pretende ser uma ferramenta de conscientização ambiental, desenvolvendo no seu público-alvo um senso de responsabilidade sócio-ambiental e alertando-o sobre os problemas causados pela fragmentação, destruição e ocupação desordenada da Mata Atlântica.

O diretor revela que a inspiração para os temas vem de documentários da BBC, National Geographic, Discovery etc., que possuem qualidade superior aos documentários brasileiros. “Infelizmente, no Brasil criou-se a cultura de que documentário podem ser feitos sem planejamento e utilizando-se uma linguagem de jornalismo de rua, e isto se reflete na baixa qualidade da maioria dos documentários ambientais produzidos por aqui. Minha intenção é produzir documentários com linguagem cinematográfica e qualidade internacional”, comenta Ricardo.

Cineasta Ricardo Bruini desde 2001 trabalha com produções audiovisuais

A diretora de produção, Andréia de Godoy, aponta que algumas empresas se interessaram em apoiar a ideia, porém “ainda precisamos de mais verba, por isso, estamos buscando instituições que querem apoiar o filme por meio de aquisição de cotas acessíveis”, falou. As empresas que patrocinarem a produção terão a marca divulgada na abertura e fechamento do filme, na capa do DVD/Blu-ray, em um site próprio para o documentário, além de toda a divulgação prevista no projeto. “Acreditamos que este filme terá repercussão muito maior do que nossos dois primeiros filmes tiveram, uma vez que nossos parceiros já conhecem o padrão de qualidade de nossas produções, incluindo emissoras, distribuidoras e exibidores,” acrescenta.

Quem desejar ter acesso ao material já produzido da produtora Engenho da Imagem pode adquirir os documentários “Ciclus” e “Consumo: Qual o limite” na Livraria Cultura, através do site www.livrariacultura.com.br, e também no site da distribuidora Nittas Vídeo www.nittasvideo.com.br.

Compartilhe

Comente

Leia também