Cidades firmam parcerias voltadas ao público LGBT

No último fim de semana, Ribeirão Pires sediou o 2º Encontro Regional da Comunidade LGBT do Grande ABC, com o objetivo de discutir políticas públicas para o segmento.

Na sexta-feira (26), além de homenagens a pessoas que contribuem com trabalhos voltados ao movimento, foi assinada uma carta de intenções, a ser entregue à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, representada pela coordenadora estadual de políticas para a diversidade sexual, Heloisa Gama Alves, pedindo a formalização de termos de parcerias para capacitar servidores e desenvolvimento de projetos voltados a Comunidade LGBT.

Além da assinatura de carta de intenções, dezenas de pessoas que atuam em prol do movimento LGBT foram homenageados

“Damos apoio em cursos e treinamentos, junto com a Secretaria de Promoção Social, e estamos tentando trazer palestras com a temática de RH, sobre como tratar o público LGBT nas empresas”, disse o secretário-adjunto de Emprego e Renda, Marcelo Dantas, um dos homenageados da noite.

“Esta na hora de mudar a realidade do LGBT. É muito bom poder proporcionar qualificação à todas as pessoas e é só com estudo e preparação que isso acontece” , ressaltou Wagner Lima, presidente do Grupo de Apoio à Diversidade (GAD).

A carta foi assinada pelas cidades de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá e também pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, representado por Dulce Xavier, coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero.  “Estamos fazendo história no ABC, no sentido de articular movimentos pelo respeito à todas as pessoas”, enfatizou Dulce.

Gilson Cascardi, presidente do NACD (Núcleo de Acolhimento e Conscientização à Diversidade Sexual de Ribeirão Pires), também definiu o momento como histórico. “É um momento histórico assinar convênios desse porte. Isso mostra que fizemos um bom trabalho e vamos continuar firmes”.

O prefeito riograndense, Adler Teixeira, o Kiko (PSDB), marcou presença no evento e destacou a importância da parceria firmada entre os municípios e o governo estadual. “Os bons políticos edificam grandes obras, mas grandes líderes promovem as pessoas, e o que está sendo feito aqui é isso. Com essa promoção, promovemos também a paz. Para todos, amor e respeito. Chega de violência e preconceito”.

O secretário de Promoção Social, Eduardo Nogueira, que em sua Pasta atende mais de 800 pessoas do público LGBT, diz que a luta para a inclusão social e o respeito à diversidade é grande, mas que, com o apoio da Prefeitura Municipal, a caminhada torna-se mais fácil. “O nosso prefeito (Clóvis Volpi, que não compareceu ao evento) fez uma declaração de apoio ao movimento e abriu as portas à diversidade, dando-nos autonomia para continuar esse trabalho de maneira bem forte em prol do respeito que todos merecem”.

No sábado e domingo (27 e 28), a programação do evento seguiu com atividades culturais e esportivas.

Compartilhe

Comente

Leia também