Cidade promove Conferência de Assistência Social

No último dia 05, Ribeirão Pires foi o palco de um importante evento na esfera social ao realizar a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo do evento foi o de promover discussões para a captação de propostas que possam melhorar as ações sociais no Município, consolidar e valorizar os trabalhadores do setor e preparar um documento a ser levado para as esferas Estadual e Federal, cobrando recursos e estruturação do serviço em Ribeirão Pires, além de permitir uma avaliação do serviço prestado por parte do usuário da rede.

Eduardo Nogueira reconheceu os esforços dos profissionais da área

Para que o debate pudesse ser melhor aproveitado, as cerca de 80 pessoas que participaram do evento foram divididos em quatro oficinas de debates: 1- Estratégias para a estruturação do trabalho do SUAS (Sistema Único de Assistência Social); 2- Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; 3- Fortalecimento da participação e do controle social; 4- Centralização do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

O secretário de Política Comunitária Institucional, Donisete de Freitas, o Doni, ressaltou que sua Secretaria vem trabalhando junto com a Assistência Social a fim de promover um trabalho mais organizado e eficiente. “A SPCI tem se esforçado por colaborar com a integração de todos os que trabalham com ações sociais”, disse. Para o secretário de Promoção Social, Eduardo Nogueira, o trabalho das assistentes sociais deve ser reconhecido e priorizado. “As assistentes sociais fazem um trabalho muito além do que lhe deu sua formação. Elas realizam um trabalho profissional e humano”, destacou. Para Nogueira, o desenvolvimento de políticas públicas e a descentralização do atendimento é fundamental para a ampliação da qualidade dos serviços sociais na cidade.

Ao término do evento, dez propostas foram aprovadas como resultado das discussões. Até o ano que vem, quando será realizada a próxima conferencia, o Município deve procurar aplicar cada uma das propostas, visando a melhoria do atendimento social.

Compartilhe

Comente

Leia também