Chocolateiras começam a confecção do protagonista do Festival do Chocolate de Ribeirão

A cidade está a duas semanas de um de seus eventos mais importantes, o Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. E a produção do protagonista da festa começa bem antes do que pensamos. A presidente da Associação de Chocolateiras Artesanais de Ribeirão Pires, Flora Sawada diz que a produção teve início no último dia 22 de julho. “Começamos trabalhando das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira”, relata.

Flora Sawada prepara chocolate para o Festival

Flora Sawada prepara chocolate para o Festival

Flora também conta que nos dias que antecedem o evento “a gente trabalha oito horas por dia”, e o trabalho mais puxado é durante o festival, “quando as chocolateiras chegam dormir apenas cinco ou seis horas, e o resto do dia é dedicado ao evento”, conta.

São cerca de 500 a 700 quilos de chocolate que são transformados junto a outras iguarias em trufas, bombons, barrinhas, e outros produtos. “Todo ano temos novidades. Eu adianto uma, será um café preto com chocolate e calda de Cambuci, a outra é segredo”, diz Flora à reportagem do Mais Notícias.

Doce história

A presidente da Associação conta que a instituição já teve cerca de 26 chocolateiras, “hoje somos em apenas seis”. O chocolate é um produto sazonal, “vendemos muito durante o Festival, mas depois dele, a maioria precisa arrumar outra fonte de renda”, explica Flora e completa: “estamos trabalhando desde a primeira edição da festa”. Em 2013 o Festival do Chocolate foi cancelado após ser anunciado. “Foi muito triste para todos nós, é um evento que movimenta a cidade”, diz Flora.

A esperança da Associação, segundo ela, é a construção da fábrica de chocolate. “Com a fábrica vamos poder empregar mais chocolateiras e ter uma produção maior”, finaliza Flora.

Compartilhe

Comente

Leia também