CGE do Grande ABC vai lançar aplicativo para população

Inaugurado na semana passada, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) do Grande ABC terá papel importante na prevenção a desastres ocasionados pelas fortes chuvas. Operado pela Squitter, o equipamento vai enviar as previsões meteorológicas para os municípios contemplados 24 horas por dia, sete dias por semana. Os dados valerão para 24 horas e são detalhadas por período (manhã, tarde e noite), além de que haverá resumo dos próximos três dias.

Munícipes receberão informações do Centro no smartphone

Novidade

No início do próximo ano será lançado um aplicativo com todos os dados disponibilizados pelo CGE. Por meio desta nova tecnologia, a população da região poderá se cadastrar e receber as informações antecipadamente e se prevenir de quaisquer riscos.

Funcionamento do CGE

Durante o horário comercial, as previsões são realizadas no próprio CGE, mas fora deste período e nos finais de semana, o monitoramento passa a ser feito na sede da empresa, em São José dos Campos/SP. Caio Souza, representante da Squitter, contou que “o meteorologista vai chegar aqui de manhã e ler as informações como se lê um jornal. Vai fazer interpretação segura e, à partir daí, fornecer a previsão”.

Para levar os dados aos municípios, foi formado grupo que conta com participação dos agentes das Defesas Civis municipais, de forma a atuarem conjuntamente por meio do CGE. Neste grupo, os agentes analisam os dados depurados pelo meteorologista. O CGE começa a operar com 48 pluviômetros e cerca de 60 câmeras das cidades consorciadas. Porém, até o fim de abril, deve possuir 160 aparelhos de medição.

Compartilhe

Comente

Leia também