Centro de Ribeirão Pires terá Mutirão da Saúde no dia 21

No próximo dia 21 de maio (sábado), será realizado o 1º Mutirão da Saúde. O evento, organizado pela Prefeitura em parceria com a Santa Casa, reunirá diversos serviços de promoção e prevenção à Saúde, como exames, atividades esportivas e de lazer, e tem como objetivo atender à demanda reprimida dos usuários da região Central.

O evento começará logo cedo na UBS Central quando, das 7h às 10h, serão realizadas coletas para exames laboratoriais. Os interessados devem comparecer com os preparos adequado para realização dos exames, como jejum, e munidos de documento pessoal, comprovante de endereço e pedido do exame médico. Na parte da tarde, entre 13 e 16h, serão realizadas coletas de Papanicolau (exame de prevenção de câncer do colo de útero).

Na Praça Central, haverá seis tendas. Em uma a Vigilância Sanitária orientará sobre Dengue, Chikungunya, Zika e H1N1 enquanto Agentes Comunitários de Saúde visitarão residências e comércios da região orientando e identificando possíveis focos do Aedes Aegypti. Na tenda do Centro de Zoonoses (CCZ), haverá vacinação de cães e gatos contra a raiva animal e exposição de animais peçonhentos e escorpiões. A Saúde Bucal oferecerá palestras sobre técnica de escovação, câncer bucal, atividades educativas para as crianças e doação de kits. A de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) distribuirá preservativos e orientações para prevenção de doenças e triagem para possível encaminhamento ao Serviço de Atenção Especializada (SAE, na Avenida Francisco Monteiro, 205), que estará aberto das 8h às 17h, para realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B, C e sífilis.

A Tenda de Atenção Básica a Saúde irá orientar quanto a promoção e prevenção a saúde, além de colher medidas físicas corporais (IMC e Circunferência abdominal), aferição de pressão arterial e exames de glicemia. Por fim, a de Saúde Mental contará com espaço para orientação referente aos serviços disponíveis na rede pública, e também, Combate e Prevenção de Drogas. O palco da Praça Central será sede de apresentações culturais, aula de Zumba e atividades recreativas para as crianças. Haverá outros mutirões nos bairros futuramente.

A meta é atender cerca de cinco mil pessoas e realizar mais de 10 mil exames e procedimentos. “Acreditamos na importância de desenvolver ações coletivas que possibilitam maior acessibilidade aos serviços públicos de Saúde, promovendo e garantindo qualidade de vida”, ressalta o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

Compartilhe

Comente

Leia também