Centro de Exposições terá mostra com história do Centro Alto

O Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli (CEH) inaugura neste sábado (25), a exposição “Memórias do Centro Alto”, em comemoração aos 120 anos da elevação de Ribeirão Pires de vila a Distrito de Paz. A exposição trará dez painéis com ênfase sobre a história do bairro do Centro Alto (antigo Núcleo Colonial).

Exposição mostrará a história do bairro

Exposição mostrará a história do bairro

“O Núcleo Colonial tem uma história muito extensa e por isso tivemos que resumi-la em dez painéis para caber dentro do nosso espaço físico. Entre esses fatos importantes para a compreensão desse núcleo germinal da nossa cidade, destacamos o comércio, a indústria, a religiosidade, o asilo do Comendador João Ugliengo, o Grupo Escolar Dom José Gaspar, a Igreja Matriz e o primeiro ponto de ônibus da cidade. Incluímos também uma homenagem adicional ao imigrante italiano Domenico Zampol, patriarca da família no Brasil”, afirmou Marcílio Duarte, coordenador do Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio e Secretário Adjunto de Cultura.

O Distrito de Paz

Em 22 de junho de 1896, uma lei estadual deu novo status ao modesto vilarejo, que era predominantemente rural e pertencia ao município de São Bernardo, compreendendo, além da sede (Ribeirão Pires), as povoações de Pilar (atual Mauá), Rio Grande (atual Rio Grande da Serra), Campo Grande e Alto da Serra (atual Paranapiacaba).

A Exposição Memórias do Centro Alto será realizada de terça a domingo no Museu Histórico Municipal Família Pires, que fica no Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, localizado na Rua Miguel Prisco, 286. A entrada é franca. Informações e agendamento de escolas pelo telefone 4825-9049 ou pelo e-mail [email protected].

Compartilhe

Comente

Leia também