Catadores da Rede ABC lançam novo projeto

A Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Grande ABC – COOPCENT ABC, lança, nesta segunda-feira (25), o PROJETO REDEABC 2010 – CATADORES GERANDO RENDA. O lançamento acontecerá das 9h às 12 horas, no Clube Okinowa, na Avenida Sete de setembro, nº. 1670, Diadema. O projeto é patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.

Objetivo do projeto é dar continuidade ao fortalecimento da rede de comercialização dos grupos de coleta seletiva do ABC na Região Metropolitana de São Paulo

O objetivo do projeto é dar continuidade às atividades iniciadas em 2007, de fortalecimento da rede de comercialização dos grupos de coleta seletiva do ABC na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), na perspectiva de geração de emprego e renda para os catadores e catadoras de material reciclável.

Atualmente, a COOPCENT ABC, identificada como REDE ABC, possui 12 grupos com 199 cooperados/associados. A renda média por catador foi de R$ 445,00, em 2009. O total médio, em 2009, de material comercializado em rede foi de 90 toneladas/mês.

O objetivo central do projeto, nesta segunda etapa, é dar continuidade ao fortalecimento dos empreendimentos e mais especificamente da Cooperativa de Segundo Grau com o aumento de materiais comercializados coletivamente, com o investimento de recursos na agregação de valor do PET, com a produção de Corda de Varal – o VARALPET.

Os grupos que participam da REDE ABC de comercialização já construíram laços de solidariedade entre si, o que vem permitindo a superação das dificuldades enfrentadas e a definição de rumos da organização dos catadores/as. Com este trabalho os catadores e catadoras vêm conquistando o reconhecimento na região do ABC.

No primeiro ano 2007/08, os resultados alcançados foram satisfatórios. Com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Instituto Gea, foi possível comprar os caminhões, organizar a rede de comercialização, construir as regras e fundar a cooperativa de segundo grau, COOPCENT ABC, que está juridicamente constituída. Hoje, ela representa os vários grupos de coleta seletiva da região do Grande ABC, tanto na negociação com as empresas para a venda dos materiais como fazendo a interlocução com o poder público.

Durante o período 2008/09, enquanto aguardava a renovação do convênio com a Petrobras, os catadores e as catadoras continuaram a se reunir mensalmente, com o apoio voluntário da equipe de técnicos do Instituto Gea e do Projeto Coleta Seletiva Brasil Canadá.

Mais informações sobre a Coopcent ABC podem ser obtidas pelo telefone (11) 2668-2041, ou pelo e-mail:[email protected].

Compartilhe

Comente

Leia também