Casarão de Herbert Richers volta a correr risco de demolição

Pouco mais de seis meses após ser tombado provisoriamente por meio do Decreto 6606/16, o Casarão de Herbert Richers, localizado atrás das Lojas CEM, no Centro de Ribeirão Pires, pode ser demolido.

Lojas CEM terão 180 dias para restaurar o imóvel

Lojas CEM pode colocar um ponto final à história do imóvel

Segundo fontes, a Prefeitura de Ribeirão Pires teria a intenção de expedir, ainda esta semana, a autorização para a demolição do imóvel, um antigo desejo da empresa varejista que é proprietária do terreno a fim de regularizar uma compensação ambiental que estaria pendente. Desta forma, a demolição seria executada na semana entre o Natal e o Ano Novo.

De fato, em consulta ao portal que ilustra as leis municipais, o decreto em questão aparece na busca, mas o texto aparece como inexistente, o que indica sua revogação (ou exclusão) do quadro legal municipal. Questionada, a Prefeitura afirmou em nota que “a informação não procede. O decreto de tombamento municipal é provisório e se aproxima do vencimento. É importante ressaltar que o prédio se encontra em terreno particular, o que limita a atuação do Poder Público em acertar o tombamento do patrimônio. Essa discussão precisa ser travada prioritariamente entre os atuais proprietários do imóvel e entidades de preservação” e que a Administração Municipal tem “tentado diálogo com os proprietários do imóvel visando desenvolver parceria para a conservação do patrimônio. Propostas de transformar o prédio em museu, UBS e até em creche já foram apresentadas, mas até o momento a Prefeitura tem encontrado resistência por parte dos proprietários em firmar qualquer acordo de preservação”. Consultada, a Lojas CEM não se manifestou até o fechamento desta edição. Continuaremos acompanhando o caso.

Compartilhe

Comente

Leia também