Caros leitores da coluna LATE PAPO:

Por Cecília Bentini, da OSCIP AjudAnimal

Gostaríamos de agradecer em nome de todos os nossos 250 animais, o carinho recebido, a fidelidade da leitura e divulgação de nosso trabalho realizado na Oscip AJUDANIMAL em 2010.

Salvamos muitas vidas ao longo deste ano graças a atitude de alguns munícipes de guardar o jornal Mais Noticias com o nosso número de telefone e em um caso extremo de pedido de socorro a cães e gatos em perigo, terem solicitado nossa ajuda.

Perdemos a conta de quantos animais socorremos , atropelados,  feridos , após recebermos telefonemas de pessoas que lêem esta coluna e a colecionam  e infelizmente só não fazemos mais por falta de recursos e de espaço. Mas, esperamos que em breve, possamos atender mais e mais animais.

Queremos  lembrar que nesta época de festas o abandono de animais aumenta em até 80% somente na região do ABC e, com isto, o volume de resgates aumenta e toda ajuda para o nosso abrigo de animais abandonados é bem vinda, com valores a partir de R$ 1,00.

Se todos ajudarem um pouquinho, teremos condições de resgatar mais peludinhos e atender mais pessoas que precisam de nossa ajuda!

Queremos também aproveitar esta edição para desejar a todos um FELIZ NATAL e uma excelente passagem para o ano de 2011, sem se esquecer que neste período é normal as pessoas comemorarem com queima de fogos de artifício e precisamos proteger nossos peludos de possíveis acidentes.

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os animais, cuja audição é mais acurada que a humana. Muitos da fauna silvestre morrem e sofrem alterações no seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e enforcam-se nas correntes. Eles e os gatos escondem-se em locais minúsculos, fogem para nunca mais serem encontrados, provocam acidentes nas vias públicas e são vítimas de atropelamento. Há animais que, pelo trauma, mudam de temperamento e chegam até ao suicídio.

Adotando alguns procedimentos simples, pode-se diminuir o sofrimento deles:

  • Procure um veterinário para sedar os animais, no caso de cães muito agitados;
  • Evite acorrentá-los, pois poderão enforcar-se;
  • Acomode-os em um cômodo dentro da casa onde possa mantê-los em segurança, fechando as portas e janelas, bem como proporcionando iluminação suave;
  • Evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, brigam até à morte;
  • Dê alimentos leves, pois distúrbios estomacais provocados pelo pânico levam à morte ;
  • Identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga;
  • Tente colocar tampões de algodão nos ouvidos deles;
  • Estenda cobertores nas janelas e no chão, para abafar o som. Cubra-os com um edredon;
  • Deixe o guarda-roupas aberto, mas prepare-se porque eles poderão urinar, por medo;
  • Coloque-os próximos a rádios ou TV ligados e vá aumentando o volume, antes dos fogos;
  • Cubra as gaiolas dos pássaros;
  • Florais de Bach.

Esperamos que em 2011 possamos continuar a informar e conscientizar a todos através desta coluna.

Contamos com todos vocês!

www.ajudanimal.org.br

Telefones: (11) 4824-7258 / 4827-9215.

Compartilhe

Comente

Leia também