Capoeira mostra atividade esportiva e cultural em Ribeirão Pires

A Capoeira agita este final de semana com atividades em referência ao dia 13 de Maio, “Dia da Abolição da Escravatura”. Para este trabalho de reflexão, o capoeirista mais conhecido da cidade, o Mestre Pelé, com o Grupo de Capoeira Berim-Brás, realizará uma roda de capoeira na Praça Central de Ribeirão Pires, utilizando como tema “A Roda da Abolição, A Roda da Liberdade”.

Mestre Pelé usa a Capoeira para celebrar o dia da Abolição da Escravatura

Mestre Pelé explica que a data é importante para a cultura afrodescendente. “O dia da Abolição da Escravatura não é dia de comemoração, mas sim de reflexão sobre a libertação dos escravos que vieram para o Brasil com muito sofrimento, sendo humilhados e transportados dentro de navios sem condições. Hoje seus descendentes lutam por uma Igualdade”, explica o mestre capoeirista.

A capoeira também tem sua importância: “Uma luta disfarçada em dança que foi criada pelo negro já foi marginalizada, perseguida e proibida, porém hoje a capoeira vem com outro conceito para a sociedade. Ela se transformou em patrimônio cultural, arte marcial e esporte brasileiro”, acrescentou Pelé.

O grupo realizará outros eventos no decorrer da semana. Dia 19, Berim-Brás participará de uma atividade cultural em Suzano, na Aldeia Lobo Velho, onde se apresentará junto com os Índios Kariboca e um grupo de ciganos.

No dia 20 acontecerá a Copa de Capoeira de Ribeirão Pires, evento promovido pela SEJEL (Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo), na Escola Municipal Carlos Rohn, com início às 10h. “A competição mostrará o lado esportivo da capoeira com suas regras de competições da Federação Paulista de Capoeira. É muito importante que os alunos participem destas atividades, pois estamos mostrando todos os seguimentos que a capoeira pode apresentar: manifestação popular, cultura, educação e esportes”, finaliza o Mestre Pelé.

Para outras informações entre em contato com 11 9921-4500 (Mestre Pelé) ou via e-mail: [email protected].

Compartilhe

Comente

Leia também