Candidata a prefeita, Leo diz: “é possível fazer muito e bem com o dinheiro público”

Candidata a prefeita pelo PMB, Leo se mostra decidida a mudar Ribeirão Pires. Ao lado de sua irmã Lair, que é candidata a vice, pretende usar a experiência adquirida a frente da Apraespi, um dos maiores centros de reabilitação do país, e a frente da secretaria de Educação – onde teve gestão elogiada – a serviço da população da cidade. “Sempre fizemos políticas públicas e a vemos como forma de garantir o direito do cidadão”, conta, antes de ressaltar que “a política deve ser usada para dar oportunidades ao povo”.

Leo é candidata a prefeita pelo PMB

Leo é candidata a prefeita pelo PMB

Experiente na gestão de recursos públicos, relembra de sua atuação frente à secretaria de Educação que hoje está sendo elogiada por conta da obtenção dos índices requeridos no Plano Nacional de Educação aferidos pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação. Leo ressalta que foi resultado de trabalho duro, mas ainda há muito a ser realizado: “não fiz o que queria, mas o que pude, não tanto quanto gostaria. Ainda não foi feito o que povo queria e necessitava”.

A Educação, aliás, é a base de seu governo: “tenho certeza de que a educação é a base de tudo. Ela dá oportunidades, em especial para as crianças. Isso é investir no crescimento da cidade”, conta. Ao relembrar o período como secretária municipal de Educação, conta um caso curioso: “Quando implantei o sistema educacional (nas escolas municipais) cheguei a ser chamada de louca, disseram que crianças de escolas públicas não queriam aprender. Mas mostramos que elas não aprendiam porque não tinham oportunidade. Hoje, 70% das crianças com 6 anos leem e escrevem. Por que não fazer o mesmo pela Saúde, pela Segurança, pelo meio ambiente?”.

Lembrando ainda da Apraespi, a entidade conta com uma parte educacional e também de Saúde, que é muito elogiada, afinal, se trata de um centro que é referência nacional. Ciente disso, Leo lembra uma das principais demandas da população: “O povo clama por Saúde. É uma necessidade urgente do povo de Ribeirão Pires. A APRAESPI oferece Saúde com excelência, atendendo pelo SUS. Ela é referência e é essa experiência, essa qualidade que quero levar a administração da cidade”. Ela ainda lembra de sua participação na criação da única maternidade da cidade, localizada no Hospital São Lucas: “A Maternidade São Lucas é um projeto de autoria minha e da Lair, elaborado com a ajuda de médicos e técnicos especializados e cedido à cidade”, lembra.

Outro setor que merecerá atenção especial é o Funcionalismo Público, que há anos cobra melhorias nas condições de trabalho e benefícios, como Plano de Carreira. “Temos que valorizar o funcionalismo municipal. Eles sabem fazer, sabem trabalhar, falta oportunidade de mostrar e reconhecimento, enfim, valorizar o cidadão”.

Futuro

Leo defende que a cidade invista mais no setor turístico: “Não podemos parar de trazer grandes empresas, desde que não sejam poluentes, claro, mas hoje a grande saída de Ribeirão Pires é o turismo. Mas não há onde ficar, onde comer, enfim, não há atrativos. Nosso povo sai de Ribeirão Pires para outras cidades turísticas próximas, como Guararema. É preciso reabrir os parques. É preciso investir. Temos associações, como por exemplo, do Cambuci que não tem apoio. Acabam expondo por 15 dias e sem apoio no resto do ano. Isso poderia ser permanente. Há tanta coisa que se pode fazer com o turismo, as vezes sem gastar dinheiro. É questão de organizar e trabalhar duro pelo cidadão”.

Questionada sobre a motivação de sua candidatura a prefeita, Leo é direta: “Quero ser prefeita porque gosto de gente, cuido de gente e, ressalto, já cuidei de muitos nesses 40 anos. Posso fazer muito mais como prefeita cuidando da cidade como um todo. A população pode esperar de mim muito trabalho vindo de alguém que tem o que mostrar. Uma prefeita de postura firme. Sabemos do que Ribeirão Pires precisa. Amor pela cidade não basta, é preciso ter competência para fazer o que é necessário. Gostaria que o povo comparasse o que eu fiz pela cidade com o que os outros fizeram uma pessoa que mostrou que é possível fazer muito e bem com o dinheiro público. Quando vice-prefeita, por exemplo, fui uma vice-prefeita ativa”, afirmou, antes de concluir: “São 40 anos de trabalho cuidado de uma população que é chamada de minoria. Recuperamos muitos que chegaram acamados e saíram andando. Sabemos cuidar de gente e é com esse cuidado que queremos cuidar de Ribeirão Pires. Por isso digo que estamos do lado certo sim. Do lado do povo”.

Compartilhe

Comente

Leia também