Camping investirá em educação ambiental prática

O Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, um espaço de 100 mil m² conhecido como Camping de Ribeirão Pires, está passando por mudanças e prevê algumas novidades para o ano que vem.

Os usuários do local terão maior variedade de lazer desde que colaborem com a preservação

Segundo o diretor do parque, Milton Sabóia, o foco será a educação ambiental. “Seguindo uma sugestão do próprio prefeito, estamos entregando um saco de lixo para cada chefe de família ou responsável por um grupo que visita o camping. Com isso, o resultado é que o índice de poluição deixado pelos frequentadores reduziu quase que completamente”. A idéia será ampliar a instrução aos visitantes para que outros comportamentos prejudiciais parem de acontecer, como atirar pedras na água, quebrar galhos, arrancar plantas, etc. “Se educarmos o usuário a deixar o parque como ele o encontrou, esse será um lugar maravilhoso”, comenta Sabóia.

Desde que assumiu a administração do Parque Municipal, o diretor vem tomando algumas medidas para aumentar a qualidade do espaço. Ele proibiu o acesso a animais domésticos e restringiu o uso de veículos (motorizados ou não). “Queremos um lugar onde os pais possam soltar suas crianças sem se preocupar com sujeira de cachorros ou ser atropelado por uma bicicleta”, justifica as medidas.

Antigo píer será um posto de observação

Para o ano que vem, um novo píer será construído. O antigo servirá como uma plataforma para pesca ou observação de animais e aves aquáticas. “Só estamos precisando dos pregos, a madeira a Prefeitura já doou”.

Outras atrações previstas serão passeios de pedalinho e de pequenos veleiros e uma ‘prainha’ destinada a pescadores. “A área não é adequada a banho porque tem muita lama na margem, o que torna a prática perigosa. Agora qualquer um pode vir aqui pescar”, revela o administrador.

Por fim, Milton reconhece que o Camping não precisa de muitos investimentos. “A colaboração do frequentador é mais importante para que possamos conservar o espaço e proporcionar melhores condições de lazer e contato com a natureza”, finaliza.

Compartilhe

Comente

Leia também