Campanha ‘Motorista Atento Para Na Faixa e Respeita o Pedestre’ atinge resultados

Por Izabel Ferré e Tiago Quirino

Atravessar a rua é algo que fazemos muitas vezes sem atenção. Quem nunca atravessou entre os carros que atire a primeira pedra. Mas toda ação gera uma consequência, que muitas vezes pode ser arriscada.

Alguns que relevam o perigo integram os números de óbitos por acidentes de trânsito. O país, no ano passado, contabilizou 35 mil, segundo dados da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). As pessoas que ficaram com sequelas representaram 42%.  Também em 2011, o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) divulgou estatísticas sobre os acidentes.  O total de indenizações pagas entre janeiro e setembro superou a casa de R$ 1,6 bilhão. O número de vítimas indenizadas aumentou aproximadamente 40% em relação ao mesmo período do ano de 2010.

Diante dos fatos, providencias foram tomadas em todo o país. O incentivo a educação no trânsito e ao respeito entre pedestres e motoristas foi reforçado por meio de campanhas. Na cidade de Ribeirão Pires não foi diferente. Em outubro do ano passado o Grupo de Trabalho Mobilidade do Consócio ABC (GTM) veio incentivar e conscientizar os motoristas e pedestres de forma bem humorada.

O jornal Mais Notícias também faz sua parte promovendo em suas páginas semanalmente a campanha “Motorista atento para na faixa e respeita o pedestre”, iniciativa que recebeu apoio dos vereadores que, semanalmente, se revezam com mensagens de incentivo à campanha. O vereador Jorge Luis de Moraes, o Jorginho da Autoescola (DEM), destacou que “a campanha de educação no trânsito tem dado muito certo”. Ao utilizar a tribuna da Câmara, ele reconheceu que atualmente “os motoristas da cidade estão mais educados que os pedestres” e sugeriu que uma nova campanha fosse iniciada, desta vez com o foco no transeunte que deve procurar um local seguro para atravessar a rua.

É nesse ponto que todos concordam em melhorias imediatas no sistema de sinalização das ruas de Ribeirão Pires. Rubens Sousa, Secretário de Trânsito, explicou que parte dos problemas de sinalização asfáltica acontece por conta do clima. “A chuva impede que o serviço de sinalização da rua seja feito com qualidade. Mesmo assim já iniciamos esse trabalho em importantes vias como a Humberto de Campos e a Francisco Monteiro”.

É pensando nisso que o Mais Notícias continuará em sua empreitada de informar, conscientizar e ajudar a população a respeitar as leis de trânsito. Agora que os motoristas estão um pouco mais conscientes, esperamos que os pedestres passem a respeitar a faixa de pedestre e demais sinalizações com o mesmo empenho. A cidade por certo agradecerá e todos desfrutaremos de mais qualidade de vida em um trânsito mais seguro.

 

Compartilhe

Comente

Leia também