Campanha Contra Influenza tem início para gestantes e crianças

Por meio da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Ribeirão Pires promove vacinação em todas as UBSs, seguindo cronograma do Estado

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nessa quarta-feira, dia 10, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. No período até o dia 19 de abril, a vacina será disponibilizada à primeira faixa de grupos prioritários – crianças entre seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérpera, nas dez Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Ribeirão (seg. a sex., das 8h às 17h).

A partir de 22 de abril, a vacinação contra a influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários – além de crianças, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas. O dia “D” da vacinação será 4 de maio, sábado, em todas as unidades de saúde da Atenção Básica municipal.

Ribeirão Pires tem 25.991 moradores nos grupos de risco. A meta é imunzar 90% dessa população.

Sobre a Campanha – Crianças de seis meses a menores de seis anos que receberam dose da vacina influenza sazonal em 2018 devem receber apenas uma dose em 2019. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menor de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Objetivo da vacinação – Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Precauções – Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

História de alergia a ovo – observar indicações médicas e dos profissionais da saúde.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Unidades de Saúde:

UBS CENTRAL 

Rua Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro

UBS CENTRO ALTO

Rua Aurora, 61 – Centro Alto

USF GUANABARA 

Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes

USF JD. LUSO 

Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso

USF JD. VALENTINA 

Rua Francisco Tometich, 905 – Jardim Valentina

USF JD. CAÇULA 

Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula

USF OURO FINO 

Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

USF QUARTA DIVISÃO 

Estrada do Sapopemba, 5000 – Quarta Divisão

UBS SANTA LUZIA 

Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

USF VILA SUELI 

Rua AntonioZampol, 221 – Vila Sueli

Compartilhe

Comente

Leia também