Câmara aprova castração gratuita de cães e gatos de rua

A Câmara dos Vereadores aprovou na sessão de ontem (23), o projeto chamado ‘Cão Comunitário’, que visa castrar cães e gatos de rua gratuitamente.

O projeto, criado com parceria da Prefeitura e da Secretaria de Saúde e Higiene, visa castrar aqueles animais de rua que geralmente são cuidados pelos moradores locais. Por isso do termo “Comunitário”, já que o animal pertence a todos.

cão de rua 1

Abandono de animais virou questão de saúde pública

Os vereadores se mostraram contentes, pois é a primeira vez que a cidade pode oferecer castração gratuita para cães e gatos abandonados.

Segundo o vereador Gabriel Roncon (PR), o abandono de animais se tornou uma questão de saúde pública. “A cidade tem muitos cães. Tem pessoas que vêm de outras cidades só para despejar seus animais em Ribeirão.” Além desse projeto, o vereador comentou o desejo de levar para o município o “Castramóvel”, um veículo itinerante que circulará pelos bairros fazendo inscrições de donos que desejam castrar seus bichos.

Ainda não há uma data específica para que as ações se iniciem, no entanto para que os cães e gatos tenham condições de passar por uma castração, é necessário atender algum dos seguintes requesitos:

– Estar abrigado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);
– Ser de rua, mas possuir algum laço com moradores;
– Ser adotado no CCZ;
– Pertencer a famílias que não possuem condições de pagar uma castração;
– Pessoas que abriguem vários animais em suas propriedades.

Compartilhe

Comente

Leia também