Cães Machos: castração aumenta expectativa de vida

Em relação a castração dos animais de estimação, muitos ainda tem a concepção de que é importante apenas a castração da fêmea para evitar procriação. Porém além deste fato perceptível, a castração tanto de machos, quantos de fêmeas, seja na espécie felina ou canina trás muitos outros benefícios não só aos tutores mas também aumenta longevidade e qualidade de vida dos animais. Falaremos um pouco mais sobre a importância e benefícios de se castrar animais também do sexo masculino, cujo potencial de procriação é muito maior que o das fêmeas, mas pouco fala-se sobre.

 

A castração:

 

O procedimento de castração é bastante rápido, simples e pouco invasivo em machos. Consiste na remoção total dos testículos com animal sob efeito de anestesia, reduzindo dentro de alguns meses o aporte hormonal no organismo do animal. Na clínica faz parte da rotina diária do médico veterinário que deve realizar os procedimentos com responsabilidade e o máximo de higiene (sepsia) para evitar infecções posteriores. Em animais idosos, ideal realizar exames cardíacos, do fígado e rins para saber se o animal está apto e qual melhor tipo de sedação a ser usada, o médico veterinário poderá avaliar a necessidade em cada caso. No pós operatório o animal se recupera bem em questão de horas, sendo necessário cuidados para que o animal não mexa com a boca no local da cirurgia com uso de colar elisabetano (cone), curativos e/ou roupinhas,  alguns dias de antiinflamatórios e/ou antibióticos. Dependendo do protocolo do veterinário não é necessário medicação em casa nem remoção dos pontos posteriormente.

Hoje em dia, devido a quantidade assustadora de cães errantes (de rua) ou abandonados, já é rotineiro realização de mutirões de castração em ambiente adaptado, onde a cirurgia é realizada em um grande número de animais de uma só vez e com sucesso.

 

Porque castrar machos?

 

Um dos principais motivos para castrar cães machos está relacionado ao seu comportamento de dominância e demarcação de território. Mas há muitos benefícios que vão além do controle comportamental e contribuem para sua qualidade de vida.

Os cães possuem olfato apurado, sendo assim é possível haver certo grau de comunicação entre os animais através deste sentido. Cães “marcam território” através da urina e de suas fezes, onde, ele mostra aos outros animais machos ou fêmeas que ele vive alí ou que está disponível para cruza. A disputa por território pode se tornar um problema grave, quando dois animais agressivos podem brigar violentamente por espaço ou por uma fêmea causando sérios ferimentos por mordedura podendo levar ao óbito.

Distúrbios comportamentais como agressividade nem sempre são resolvidos com castração. Para resolver este problema ideal buscar um adestrador para educá-lo.

É através do olfato também que os cães machos detectam cio das fêmeas. Na castração, tanto o comportamento territorialista agressivo quanto a busca por fêmeas é reduzido devido a diminuição da líbido pela redução descarga hormonal no organismo (testosterona). Por não haver interesse pelo cio, há desta forma a redução de fugas e consequentemente reduz-se os riscos de atropelamentos e brigas com outros machos e reduz as chances deste contrair doenças virais e parasitárias.

Nas fêmeas sabe-se que a castração reduz as chances de infecção uterina (piometra), e também reduz consideravelmente chances de câncer de mama, uma vez que a descarga hormonal é cortada. Em machos, é de extrema importância ressaltar os riscos de câncer de próstata em cães idosos e tumor testicular que pode ser evitado através da castração, que reduz os riscos de desenvolver o quadro. Assim como em humanos, os animais também têm doenças venéreas (sexualmente transmissíveis), a mais conhecida é TVT (tumor venéreo transmissível). Um cão macho pode adquirir a doença através da cópula ou por lambedura da região genital de um animal infectado. Felinos machos também poder adquirir várias doenças virais que são facilmente transmitidas por arranhadura no contato com sangue de um animal infectado no caso de uma briga por fêmea para cópula.

Assim como em humanos, os machos tem maior potencial de fertilização em comparação às fêmeas. Levando em conta que uma cadela fertilizada, levará adiante sua gestação e dentro de 2 meses poderá parir entre 4 a 8 filhotes (valores preocupantes se tratando de cães errantes), um cão macho pode fertilizar dezenas de fêmeas em um mesmo dia. Se todas as cadelas que copularam com este único macho emprenharem efetivamente e obtiverem a mesma média de nascimentos, a proporção de filhotes gerados de um único pai é infinitamente maior que de uma mãe, fato que justifica o quão importante é a esterilização de machos errantes.

Castração em Machos auxilia na redução de: Libido, comportamento da dominância, demarcação de território, fugas, ferimentos por brigas, mortes por atropelamento, doenças venéreas e virais, superpopulação de animais de rua.

Quando castrar?

Não há restrições muito bem definidas em relação a idade exata para castrar o animal. A recomendação varia de acordo com o estilo de vida do animal.

Como medida de controle populacional, o procedimento é realizado em todas as idades inclusive antes do animal expressar puberdade (castração pré-puberal). Para cada caso é avaliado tipo de anestesia e técnica cirúrgica recomendada.

Enviado por Lia C. F Silva – estudante de Medicina Veterinária e Tosadora

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

 

Compartilhe

Comente

Leia também