Cachorro pode comer ração de gato e vice-versa?

Ser tutor de um cão ou gato traz inúmeras alegrias! As brincadeiras e histórias com seu amigo peludo enchem a rotina de felicidade. E, para quem tem bichanos e cachorros em casa, a festa é em dobro! Porém, esta aventura em dose dupla também traz mais responsabilidades. Um dos pontos principais é se preocupar com a alimentação dos pets. Afinal, cachorro pode comer ração de gato?

E, o bichano, será que pode se alimentar com a mesma ração que o cão? Quais as particularidades sobre a nutrição de nossos amigos? Ficou curioso sobre o assunto? Continue lendo para aprender mais sobre alimentação dos nossos amados pets!

Diferenças na nutrição

Cachorros e gatos são os pets mais populares nos lares de todo o mundo. E alguns lares sortudos possuem os dois na mesma família! Muitas vezes cuidar de um cão ou de um bichano é um tanto parecido.

Os dois precisam ir ao veterinário, de vacinação regular, brincadeiras diárias e um bom pote de ração. E, quando olhamos de longe, a ração de cachorro e de gato é um tanto parecida.

Mas, especialistas reforçam que as semelhanças na alimentação dos pets param aí. Afinal a ração para cachorro é diferente da ração para gato.

“A necessidade nutricional dos cães é diferente da dos gatos.”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo.

Apesar de nossos amigos peludos serem domesticados há muitos anos, não podemos nos esquecer de suas raízes.

Cachorro

Os cães são considerados onívoros. Isso significa que, apesar de sua dieta ser baseada em carnes e proteína animal, ele também pode aproveitar os benefícios de frutas, legumes e outros vegetais.

Por isso, sua ração possui uma grande variedade de ingredientes, que buscam satisfazer todas as suas necessidades nutricionais.

Gato

Ao contrário de seu amigo canino, os gatos são exclusivamente carnívoros. Por isso, precisam de uma quantidade muito maior de proteína e gordura. Então, para descobrir qual a melhor ração para gatos, se atente aos valores nutricionais.

Claro, na composição da ração para gato pode haver vegetais, como o arroz. Porém, a proporção é bem diferente da utilizada na ração de cachorro.

Ou seja: apesar de parecer a mesma coisa por fora, a formulação é específica para a necessidade de cada animal. Por isso, cuidado ao encher o comedouro de seu cachorro ou gato!

Meu cachorro comeu ração de gato, e agora?

Os cachorros, são, no geral, muito comilões, e adoram se aventurar em novos alimentos e pratos diferentes, o que nem sempre é a melhor ração para cachorro.

Se o cão convive com gatos então, ele provavelmente deve adorar a ração do felino! Segundo o Dr. Teófilo, por mais que seu filho peludo goste da comida do bichano, esta prática não deve ser estimulada.

“Como a ração de gato possui uma quantidade maior de proteína, este hábito pode causar problemas de saúde a longo prazo.”, afirma.
O veterinário também lembra que algumas rações possuem funções específicas. “Algumas opções, por exemplo, estimulam a eliminação de bolas de pelo, e podem induzir ao vômito.”, complementa.

Se seu cachorro invadiu o comedouro do gato, não se preocupe. O cachorro pode comer ração de gato sem que isso o prejudique imediatamente. Mas, se ele apresentar alguma reação, como tosses ou vômito, você deve procurar um veterinário.

Outras rações para os pets

Quando observamos as prateleiras de uma loja especializada em pets, impressiona a grande variedade de marcas e tipos ração, não é mesmo? Fica até difícil saber qual é a melhor ração para cães e gatos. Mas, isso é uma ótima notícia!

Como sabemos, os pets são muito diferentes entre si, e tanta variedade significa mais opções para encontrar a ração ideal! O Dr. Samuel reforça importância de algumas fases na alimentação dos pets:

  • Ração para filhotes: estes produtos geralmente possuem uma proporção maior de gordura, carboidrato e cálcio, nutrientes importantes nos primeiros meses de crescimento;
  • Ração para adultos: possui a proporção perfeita para um pet adulto ganhar suas energias;
  • Ração para pets castrados: pets castrados podem ficar mais sedentários. Esta opção é elaborada para evitar obesidade e outras doenças;
  • Ração sênior: elaborada para pets com mais de 6 ou 7 anos, possui mais vitaminas,
  • Ração para raças grandes ou pequenas: neste caso, especialmente para cachorros, além de uma nutrição adequada para raça há a diferença entre peletes: a forma e tamanho do grão de ração.

A alimentação correta dos pets é fundamental!

Lembre-se que cuidar da alimentação dos pets é olhar para sua saúde. Apesar de que o cachorro pode comer ração de gato, isso não deve ser tornar um hábito. E o mesmo serve para o gato que gosta da ração dos cãezinhos.

Juntando alimentação correta dos pets a outras práticas saudáveis, como atividades regulares e visitas ao veterinário, seu animal de estimação terá uma excelente qualidade de vida. Assim, vocês viverão divertidas aventuras por muitos anos!

Compartilhe

Comente

Leia também