Bola de pelo em gatos: o que é e o que fazer para evitar

Graças principalmente aos desenhos animados, a cena de um gato vomitando uma bola de pelos foi eternizada. Enquanto alguns tutores vêem o fato com certa dose de bom-humor, outros podem se assustar ao ver o resultado que a mania de limpeza dos bichanos traz. E você, já ficou em dúvida quanto a bola de pelos em gatos serem ou não prejudiciais para o seu amigo?

Pois saiba que, apesar de comuns, as bolas de pelo podem sim trazer problemas para o pet. Principalmente quando se formam com muita frequência ou não são expelidas de maneira natural facilmente.

Nesse caso, buscar informações sobre o assunto ajuda, mas é essencial falar com um veterinário a fim de garantir a saúde do seu gato.

Bola de pelo em gatos: saiba como e por que ela se forma

Como sabemos, os gatos são animais extremamente limpos. Acontece que, diferente dos cachorros, eles mesmos costumam cuidar da sua higiene ao se lamberem. Para isso, eles contam com uma língua áspera, capaz de remover a poeira e os pelos soltos.

O problema é que, depois de removidos com a língua, esses pelos acabam sendo ingeridos pelos gatos, formando no estômago o chamado tricobezoar, em outras palavras, a famosa bola de pelos!

Quando a bola de pelo em gatos é motivo de preocupação

Considerando situações normais, o ideal mesmo é que todo pelo ingerido na limpeza seja eliminado gradualmente pelas fezes. No entanto, se tratando de gatos com pelo longo ou em estações de troca de pelo (primavera e outono), é esperado que eles eliminem até uma bola de pelo por semana via oral.

O maior risco, portanto, é quando essas bolas se formam, mas não podem ser eliminadas e acabam ficando presas no intestino dos bichanos. Por isso, fique atento a estes sintomas de bola de pelo em gatos:

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Diarreia ou fezes ressecadas;
  • Falta de apetite,
  • Apatia.

Ao notar qualquer um desses sinais, leve imediatamente seu amigo para um veterinário. Além de poder orientá-lo, pode ser que seja necessária algum bola de pelo gato tratamento, como a remoção cirúrgica do tricobezoar.

Seja como for, quanto antes você procurar ajuda, maior a chance de ficar tudo bem com seu peludo.

Prevenindo a formação de bolas de pelo

Como dito anteriormente, as bolas de pelo são um resultado comum e até esperado da auto-higiene dos gatinhos. Mas, não custa nada dar uma mãozinha aos bichanos para evitar que elas se formem. Para isso, basta seguir alguns cuidados:

  • Tenha o costume de escovar o pelo do seu gato desde filhote. Assim, as escovações semanais se tornarão cotidianas, ajudando na remoção dos pelos;
  • Não deixe de levar o seu amigo para consultas regulares no veterinário. Em alguns casos, problemas de intestino podem estar por trás de causas regulares de tricobezoares;
  • Mantenha seu amigo hidratado e forneça a ele somente rações de qualidade, que tenha alta digestibilidade e nutrientes essenciais para ele,
  • Forneça brinquedos e estimule o bichano a se movimentar. Atividades físicas ajudam no funcionamento do organismo, incluindo o intestino.

Se notar que seu gato vem eliminando bolas de pelo com frequência, procure um veterinário. Ele poderá recomendar rações, petiscos e até pastas direcionadas, feitas especialmente para a prevenção do tricobezoar.

Fonte: Petz

Compartilhe

Comente

Leia também