Bike-Nic Inclusivo do Grande ABC reúne famílias

Cerca de 500 pessoas, entre deficientes, familiares e comunidade participaram, no último domingo (10), da 5ª edição do

Evento foi realizado no entorno da Vila do Doce/FOTO: Mariana Rodrigues

Bike-Nic Inclusivo do Grande ABC, realizado no entorno da Vila do Doce, em Ribeirão Pires. O evento foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do GT (Grupo de Trabalho) da Pessoa com Deficiência.

A ação tem como objetivo promover integração social das pessoas com deficiência com os ciclistas habituais e eventuais e conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão, por meio da Secretaria de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social (SPAIS). “Foi especial para os participantes, já que permitiu que muitos andassem de bicicleta pela primeira vez”, afirmou a titular da Pasta, Elza Carlos.

Portadora de paralisia cerebral, Jade Tainã Souza Silva, 21 anos, moradora de Mauá, participou da atividade pela primeira vez. “No período da manhã, normalmente, ela está dormindo, sonolenta. Só o fato de estar aqui já mostra que ela está feliz em participar”, comentou a mãe da garota Sandra Avelina de Souza.

Acompanhado da mãe Sueli dos Santos Silva, 63 anos, o jovem Kahuê Augusto de Santos Lima, 16, portador da Síndrome de Down, já participou de atividades inclusivas na cidade, como o passeio do Jeep Clube. “Ele quer participar de tudo, sempre”, disse a mãe, moradora do Parque Aliança.

O Bike-Nic é evento itinerante, sendo sediado a cada ano em uma das cidades da região, favorecendo a participação das pessoas com deficiência em passeio ciclístico juntamente com familiares. As edições aconteceram em Santo André (2008), São Bernardo do Campo (2010), Ribeirão Pires (2011) e São Caetano do Sul (2012).

Compartilhe

Comente

Leia também