Atrizes de Ribeirão Pires estrelam peça no ABC

Neste final de semana, a Cia a Quatro Mãos fará a estreia da peça “A Rainha do Rádio”, de José Saffioti Filho. Formada por duas atrizes de Ribeirão Pires, Bárbara Zampol e Isabella Veiga, que também é jornalista e trabalhou no Mais Notícias, a montagem conta a história de uma mulher que, após ser demitida de seu programa de rádio, resolve invadir a emissora em que trabalhava e fazer um programa de despedida sem censura, dizendo no ar tudo o que sempre quis e foi proibida de falar.

Bárbara Zampol e Isabella Veiga estrelam “A Rainha do Rádio”

A história se passa em 1974 e tem como pano de fundo a Ditadura Militar, o que torna o ato da heroína ainda mais corajoso e arriscado, abordando temas que perduram até os dias atuais e ganham ainda mais força com os recentes manifestos populares que ganharam as ruas: “quando escolhemos esta dramaturgia, não foi apenas por tratar de um período que não pode ser esquecido, mas também por ainda vivermos muitas das questões levantadas pela personagem, como a corrupção, a hipocrisia e o desrespeito a qual os trabalhadores são submetidos, entre outros temas”, afirma a atriz Barbara Zampol.

Este é um texto histórico que teve primeira como intérprete da protagonista a atriz Cleyde Yáconis, um dos ícones da dramaturgia brasileira que faleceu em abril passado, sob a direção de outro mito, Antonio Abujamra (atualmente apresentador do programa Provocações, da TV Cultura). “Gostaríamos muito que tanto a Cleyde como o Saffioti pudessem ver essa montagem, de qualquer maneira esperamos que nosso trabalho fortaleça a memória deles”, afirma Isabella Veiga.

A peça conta com apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), da Arca (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), da Prefeitura de São Bernardo do Campo e terá direção de cena de Juliana Monteiro, trilha sonora de Daniel Maia e cenografia do cineasta e artista plástico Luciano Figueiredo. O espetáculo, gratuito, será encenado no teatro Abílio Pereira de Almeida, que fica na Praça Cônego Lázaro Equini, 240, Baeta Neves, São Bernardo no próximo sábado, a partir das 20h e domingo, a partir das 19h. Recomendação etária: 12 anos. A entrada é gratuita.

Compartilhe

Comente

Leia também