Atividade física é uma aliada da coluna

Por conta da vida moderna, o sedentarismo entre as pessoas aumentou, bem como a má postura corporal. Como vivemos em frente ao computador, isso pode fazer com que a pessoa fique curvada ao sentar na cadeira, ou mesmo ao ficar teclando no celular, além de peso excessivo sobre a coluna, como mochilas extremamente pesadas. Essas ações, principalmente, favorecem um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), que estima que cerca de 80% das pessoas têm ou terão algum problema na coluna vertebral.

OMS estima que 80% da população mundial têm ou terão dores nas costas

OMS estima que 80% da população mundial têm ou terão dores nas costas

É nesse momento que algumas prevenções entram em cena. Atitudes que, mesmo sendo simples, podem ajudar – e muito – sua coluna vertebral. O ortopedista Wilson Dratcu explica que a atividade física é altamente recomendada pelos especialistas como prevenção. “Atividade física faz bem para a coluna, desde que seja equilibrada. Exercícios que imponham carga extrema ou movimentos de amplitude excessiva podem ser lesivos”, explicou o médico.

Ao definir qual a melhor atividade física que o paciente deve praticar para que possa se ver livre das dores na coluna, o especialista deve levar em conta idade, massa corpórea, outros possíveis problemas que a pessoa possa ter, entre outros, para poder assim verificar a necessidade de cada um. Além disso, uma simples caminhada já capaz de ajudar nas dores lombares.

Dratcu ainda disse que é importante que o paciente faça uma avaliação postural completa como parte do diagnóstico. “Deveria ser algo rotineiro nos consultórios”, afirmou o ortopedista. Porém, o diagnóstico e o tratamento podem ser difíceis, por conta de dores abdominais e ginecológicas, que podem passar para a coluna, além da ansiedade e a expectativa do paciente, o que pode fazer com que ele tenha de se afastar do trabalho e repousar por longos períodos.

Wilson ainda contou que homens têm maior probabilidade de desenvolverem hérnias de disco, por conta de atividades braçais que eles costumam fazer mais. “Já as mulheres, por sua maior longevidade e pelos esforços feitos nas atividades domésticas, podem desenvolver dores relacionadas ao envelhecimento, como a osteoporose”, completou o médico.

Outros problemas que podem causar dores na coluna são: Fatores genéticos, trabalhar com trepidação (como, por exemplo, motoristas de ônibus) e problemas psicológicos, como estresse e mau relacionamento interpessoal. Com o tempo, as dores podem causar quebra das vértebras, desgaste da coluna, Escoliose (desvio da vértebra para o lado) e Cifose (desvio da vértebra para frente). Caso as dores ultrapassem os três meses, são capazes de acordar a pessoa no meio da noite e, principalmente, ocorre após um trauma, é bom procurar um médico.

Compartilhe

Comente

Leia também