Aterro na Rua Bahia volta a funcionar

O aterro localizado no Parque das Fontes, na Rua Bahia, parece ter voltado a funcionar. O local agora está sem placa de licenciamento e possui novos montes de terra com materiais desconhecidos. A principal questão é como a movimentação de terra está sendo realizada se o Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ainda não autorizou.

Terras com material branco podem ser vistas no terreno embargado

A informação do retorno da movimentação de terras foi feita por denuncia anônima de um morador do bairro. A equipe do Mais Notícias esteve lá e verificou que havia um trator dentro do terreno, terras com materiais brancos, mas não tinham homens trabalhando.

A prefeitura foi questionada sobre o retorno do funcionamento e não negou. Informou que “o aterramento segue as normas ambientais da Cetesb e está sendo executado pela PGE Ambiental e FIG Incorporadora e Construtora e que está recuperando as vias do entorno que foram danificadas por conta do tráfego de caminhões”.

Entre as normas ambientais exigidas pela Cetesb, estavam: fechamento com tapumes, remoção do material, execução de pé de talude, estabilização, contenção e conformação na obra. Realização de obras de drenagem provisória e contenção de barreiras (para evitar novos deslizamentos para APP – Áreas de preservação permanente) e investigação para saber se não ouve contaminação no solo. Ao passar na rua, é possível verificar que os tapumes de fato foram colocados, quanto às outras exigências, só mesmo profissionais para averiguar.

Para voltar a funcionar, pois, todas as medidas deveriam ter sido tomadas. Procurada, a Cetesb informou que é preciso uma nova averiguação para emitir a autorização. Mesmo que tudo esteja dentro dos conformes, o aterro não pode funcionar enquanto estiver embargado pela Companhia.

Compartilhe

Comente

Leia também