Até tu, Band?

Por Gazeta

Temos comentado nesse espaço inclusive com alguma veemência que o governo Saulo vem sendo bombardeado por meio da imprensa local e regional na maior parte das vezes com notícias tendenciosas, mal apuradas, pesquisas de opinião no mínimo passíveis de dúvida, fora as mentirosas mesmo.

Semana passada, uma entrevista coletiva convocada pela secretária de educação, Leonice Moura, a Leo, transformou-se segundo a imprensa dos “antis*” em demissão da secretária, fato que não ocorreu. A precipitação em publicar uma notícia ruim contra o prefeito, fez com que os jornalistas responsáveis pela matéria e seus editores ignorassem a mais básica regra do jornalismo: Apurar a notícia antes de publicá-la.

Segunda feira (29) foi ao ar o programa CQC da Band gravado em Ribeirão, dando a entender ao grande público e ao entrevistado, o maestro João Carlos Martins que “a prefeitura havia fechado a escola de música”, deixando mais de mil alunos sem aula. Oras, a história não é essa. A escola que realmente funcionava num prédio em condições precárias e que já estava com planos de mudar-se para um local mais apropriado foi invadida por ladrões e vândalos que destruíram as instalações e subtraíram instrumentos, obrigando uma paralisação temporária das aulas, que deverão ser retomadas em novo local até meados de outubro.

Como se vê, apurar mal não é exclusividade da nossa imprensa local e regional. Até um importante programa de uma grande rede de TV pode cometer esta falha.

Alguém pode comentar: E vocês, nunca falham? Como todo humano, somos falíveis, mas para tentar reparar um erro existe um recurso chamado “errata”, onde o veículo publica a informação correta na edição seguinte, porém, para isso é preciso uma boa dose de profissionalismo e humildade.

*Antis – Neologismo criado pela torcida do Corinthians para classificar os torcedores adversários.

Compartilhe

Comente

Leia também