Árvore: sinônimo de vida

No próximo dia 21 será celebrado o Dia da Árvore. A escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera, que ocorre no dia 23.

Ipê da Rua Olímpia Cata Preta foi plantado em setembro de 1948

Os motivos para plantar uma árvore são muitos. Uma árvore adulta, por exemplo, pode absorver do solo até 250 litros de água por dia, o que auxilia no combate às enchentes. Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para toda a planta. Folhas, frutos, madeira e raízes servem de alimento para diversos seres vivos.

A camada de folhas que se formam abaixo das árvores servem de berço para as sementes e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo causa erosão.

A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, além de suas raízes segurarem firmemente o solo.

Uma árvore pode transpirar por suas folhas até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar e ainda equilibram o clima.

Atividades – Para celebrar o Dia da Árvore, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizará uma série de atividades, como a imunização ao corte de duas árvores antigas da cidade e o plantio de 130 mudas de árvores nativas. Uma das árvores que será imunizada é o Ipê localizado na Rua Olímpia Cata Preta, plantado em setembro de 1948, por Octávio David Filho. “Ao passar pela Avenida Humberto de Campos, avistei junto ao rio Ribeirão Pires um pequeno pé de Ipê com menos de um metro de altura. Estava todo queimado e preto, mas com seis flores. Diante de tanta resistência da natureza pela sobrevivência, fui buscar um enxadão, retirei-o com raiz e replantei com todo carinho em meu terreno”, lembra Octávio. Hoje, a copa do Ipê tem quase 15 metros. A cerimônia de imunização ao corte acontecerá na terça-feira (21), às 10h. “A árvore faz parte da nossa vida desde o nascimento, no berço, até o sepultamento, no caixão, todos feitos com a madeira. Ela nós dá tudo e nós, às vezes, não sabemos tratar a natureza. Árvore é vida”, ressalta Octávio.

A outra árvore a ser imunizada, com cerimônia às 9h, é o Jatobá que fica na Estrada da Colônia.

Ainda no dia 21, os alunos da Escola Municipal João Midolla, na 4ª Divisão, participarão do plantio de 30 árvores nativas na unidade escolar.

Neste domingo (19), às 11h, serão plantadas 100 mudas de árvores nativas no canteiro central da Avenida Kaeth Richers, durante o Dia do Plantio Sincronizado, promovido pela ONG Brasil Ecoplanetário. A atividade contará com a participação do Rotaract Club Ribeirão Pires Estância Centro.

Compartilhe

Comente

Leia também