Artesanato com materiais recicláveis é alternativa ecológica e útil

Garrafas plásticas e de vidro, cds e caixotes. Muitos desses materiais vão para o lixo ou ainda são destinados para o meio ambiente. Em uma sociedade cada vez mais consciente, são necessárias alternativas para evitar essas situações, o artesanato é uma delas.

Muito se fala sobre reciclagem de lixo, mas poucas são as pessoas que sabem o que fazer com objetos descartáveis. As garrafas plásticas, por exemplo, podem servir para criação de diversos objetos decorativos e úteis. O portal de internet “Ciclo Vivo” lista e ensina a fazer alguns deles: vasos, hortas verticais, jardineiras, mosaicos, cofrinhos, porta-lápis, vasos e caixinha “porta-treco”.

Cd velho pode virar porta-copo, marcador de página e até globo espelhado para animar festas. As garrafas de vidro podem virar belos objetos de decoração como abajur, enfeites luminosos, copos ou porta trecos e até luminárias. Já os caixotes de madeira, se decorados e pintados podem virar charmosos suportes e caixas organizadoras. Ainda de acordo com o “Ciclo Vivo”, “caixotes de madeira são extremamente versáteis e reutilizar este tipo de material pode trazer diversas possibilidades para sua casa”.

Selecionamos desses objetos, o vaso feito de pet para ensinar ao leitor do Jornal Mais Notícias. Para conhecer como são feitos os outros objetos, é só entrar no site www.ciclovivo.com.br que mostra o passo a passo dos artesanatos.

 

Faça seu vaso de garrafa pet

Escolha uma garrafa pet de preferência branca, pode ser de qualquer tamanho. Lave bem e retire o rótulo. Depois corte a parte superior da garrafa e fique com a outra parte (local liso que ficava o rótulo para baixo).

Picote a parte lisa (local do rótulo) com cortes retos e espaçados por toda a sua volta. Sempre corte os segmentos ao meio e depois os corte ao meio novamente para obter tiras finas do mesmo tamanho.

Pressione com cuidado e dobre todas as tiras para fora, para deixar os picotes  nivelados.

Pressione a garrafa de cabeça para baixo em uma superfície plana para garantir que fiquem alinhadas.

Para começar a dar o acabamento, dobre uma tira por cima da próxima e por baixo das outras duas seguintes.

Dobre a próxima tira da mesma maneira, porém dessa vez passe-a por cima de duas tiras e por baixo de uma.

Dobre a terceira tira da mesma maneira que fez na primeira. Depois continue neste padrão até as últimas três, e então dobre cada uma sobre a outra, até que o acabamento fique completo.

Artesanato de pet resulta em um vaso que parece de cristal

Por causa do peso do plástico, que é muito leve, adicione pedras decorativas, como brita, pedra rolada ou cascalho. Quando você adiciona as pedras, permite que a luz brilhe através de seu vaso, assim ele produzirá belas cores.

 

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também