ARCA comemora “raloim” neste domingo

A ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artista) comemora o “raloim” à brasileira, neste domingo, dia 06 de novembro, a partir das 14h, na Praça Central de Ribeirão Pires. Em homenagem ao Dia das Bruxas, a associação divulgou um manifesto que publicado a seguir:

Manifesto Sacisista – “Raloim? Só se for com carne seca”

É comum no mês de outubro ouvir falar de hallowen, cabeça de abóbora, vampiros e castelos dos horrores. Lojas e escolas se enfeitam para comemorar o dia das bruxas, no dia 31.

O Saci acompanhará o bloco como uma das figuras mais populares do hallowen brasileiro

Seguindo um modelo padronizado e importado dos Estados Unidos, cenários e personagens são emprestados de outra cultura para servirem de pano de fundo na realização, das maiores paixões dos brasileiros, a festa, a fantasia e o faz de conta, materializando assim, para alegria do povo, mais um carnaval.

Se seguirmos o caminho mestiço que formou nossa gente e nossa cultura, facilmente encontraremos um meio de incorporar esta comemoração em nosso calendário de festas populares, sem perder sua essência monstruosa e assustadora, mas acrescentando um temperinho bem brasileiro.

Para comemorar o dia 31 de outubro, “Dia do Saci e seus amigos”, temos figuras como:  o saci, o corpo seco, o homem do saco, o curupira, o bicho papão, o lobisomem e tantos outros. Uma quantidade tão grande de monstros que, se bobear, não precisaria nem repetir a fantasia…

Se pensarmos em nossas lendas: casas mal assombradas, cemitérios indígenas, florestas povoadas por guardiões…  Teríamos duas Transilvânias de possibilidades de cenários. Em travessuras então, quero ver bruxa ou vampiro que dê rasteira em Saci Pererê.

Doce? Não sei se por ironia, mas temos um de abóbora… Hummmmm.

Seja um amigo do saci.

Abraço sacisístico,

Segue a programação especial para esse domingo

14 horas  –  abertura com oficinas culturais

15 horas – brincadeiras populares

16 horas – contação de causos e aparições do saci e seus amigos.

17 horas – concentração para o cortejo – praça central.

18 horas – cortejo pelas ruas da cidade com “bloco amigos do saci” –

ah! E o próprio saci já confirmou presença.

Mais informações 4824-1884

Compartilhe