APRAESPI, OMS e Mórmons aplicam curso de capacitação de fisioterapeutas ocupacionais

Todos sabemos da importância de se ajudar os mais necessitados da forma que for. A APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires) está há 50 anos nisso e, entre os dias 16 e hoje, realizou, de forma pioneira no País, por meio de parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (também conhecidos como Mórmons),  o curso de capacitação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para lidarem com deficientes que, na visão da superintendente da instituição ribeirãopirense, Lair Moura, foi “uma das maiores parcerias da APRAESPI em termos de fornecimento de materiais” – 980 cadeiras ao todo. O curso pertence à OMS (Organização Mundial da Saúde), que autorizou os Mórmons a ministra-lo.

alunas das turmas que realizaram o curso

Ao todo, foram 24 alunos participantes, sendo que 12 realizaram o curso na semana passada e a outra metade nesta semana. No último dia, houve cerimônia de encerramento e entrega dos certificados de conclusão. A igreja possui autorização internacional da OMS para capacitar os profissionais segundo normas da Organização.

George Anderson, coordenador do curso designado pela igreja e que veio diretamente dos Estados Unidos – assim como os professores –, explicou por que escolheram a APRAESPI e o que os alunos aprenderam no curso. “A APRAESPI é parceira ideal, pois pensa em reabilitação integrada, desde o momento de assessorar as necessidades da pessoa até avaliar o aparelho que precisa e, depois, regula-lo. Nas aulas, muito interativas, os alunos aprenderam a como avaliar deficiente físico e a como escolher a melhor cadeira para ele, já que cada deficiente possui necessidade diferente, além de vivenciarem ‘na pele’ o dia-a-dia de um cadeirante.”

A aluna Aline Martoni Mariano, 38 anos, formada há 17 em fisioterapia relatou sua experiência particular. “Foi extremamente importante. Adquirimos muito conhecimento técnico e houve troca de informações. Ficamos mais ‘sensíveis’, pois fizemos todo o trabalho em cadeira de rodas, entendemos como é a rotina do usuário. Faz com que sempre melhoremos nosso trabalho e a parte emocional deles também.” Aline ainda elogiou o curso. “Essa parceria é excelente. É algo que faz o ser humano se transformar em algo melhor e que levarei para a vida”, concluiu.

Lair explicou como Mórmons e APRAESPI se conheceram. “Estive em Unaí/MG e vi que eles ajudaram em montagem de ala de fisioterapia. Peguei os contatos deles em Ribeirão e acertamos a parceria.” Sobre sua opinião acerca do curso, ela disse: “Penso que nascemos para deixar bom legado no mundo e é isso que Mórmons e nós da APRAESPI temos feito.”

Já o presidente da instituição, José Feliciano comentou sobre a importância do curso para a Associação e sobre o trabalho desenvolvido. “Fisioterapeutas são muito importantes, principalmente para pessoas com certa idade e, aqui na APRAESPI, somos sempre organizados. Sempre trago pessoas aqui e elas sempre agradecem muito nosso trabalho.”

Compartilhe

Comente

Leia também