Após iniciativa de Cleo Meira, carreta Mulheres de Peito volta a Ribeirão Pires

A partir de amanhã, Ribeirão Pires terá a volta da Carreta Mulheres de Peito, projeto do governo do Estado de São Paulo que promove ações para o combate ao Câncer de Mama, incrementando o acesso a exames e incentivando as mulheres a realizar exames de Mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vereadora traz iniciativa do governo do Estado pela segunda vez à cidade

Vereadora traz iniciativa do governo do Estado pela segunda vez à cidade

O caminhão, na verdade uma unidade móvel, conta equipes compostas por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista, além, claro, do mamógrafo. O retorno à cidade se deu após pedido apresentado em fevereiro, pela vereadora Cleo Meira (PTN) que, aliás, já havia feito o mesmo pedido em 2014 com sucesso. Na ocasião, foram realizados 642 exames que detectaram o Câncer de Mama em 22 mulheres. Agora, ela conseguiu, inclusive, a antecipação em alguns dias da chegada da Carreta, inicialmente prevista para o dia 18 deste mês.

Com isso, Ribeirão Pires, que hoje conta com uma fila de espera para a mamografia que se aproxima das 1000 mulheres terá a chance de equacionar este número. “Serão atendidas cerca de 50 pacientes por dia, de segunda a sexta e mais 25 aos sábados em que a carreta estiver aqui”, explica Cleo. O atendimento, preferencialmente voltado às maiores de 35 anos, será feito por meio de agendamento na Central de Vagas, que irá contatar as pessoas que estão na fila e já contam com pedido médico em mãos. Maiores de 50 anos, mesmo sem pedido, podem se dirigir diretamente ao local onde ficará a Carreta, no local onde ficava a antiga Rodoviária, munidas de RG e Cartão do SUS para agendamento. As demais, que não estão na fila, devem procurar a UBS mais próxima da sua residência.

Emocionada, Cleo fala sobre o sucesso da iniciativa: “é um sentimento inenarrável. Tenho encontrado mulheres que tiveram Câncer detectado da outra vez e é muito gratificante ver que esta ação preveniu mal maior. O Câncer se combate com prevenção e são essas ações que são efetivas em seu combate. Detectado no início, há 96% de chances de cura”, conta, antes de concluir: “para as mulheres poderem cuidar bem da sua família e das pessoas que as cercam, precisam estar bem. Estou muito feliz e quero deixar aqui um agradecimento ao secretário David Uip ao Geraldo Reple e ao governador Geraldo Alckmin que me ajudaram nessa iniciativa”.

Compartilhe

Comente

Leia também